A gestão de equipes em obras deve ser sempre uma grande preocupação porque equipes alinhadas, treinadas e motivadas conseguem entregar os resultados desejados de forma mais ágil e mais consistente. Contudo, é preciso saber como conduzi-las. Nesse processo, existem diversas ferramentas que devem ser utilizadas, desde modernos sistemas de gestão de obras até a oferta de feedbacks de forma contínua. Caso não consiga utilizar essas ferramentas, talvez nunca obtenha o máximo dos operários. Pensando nisso criamos um post especialmente para você. Hoje vamos mostrar cinco dicas para gestão de equipes em obras. Continue lendo e fique por dentro do assunto. Boa leitura!
1. Adote uma comunicação clara e eficaz
O diálogo no trabalho tem grande peso na gestão das equipes. Quando não há uma comunicação eficaz, é provável que aumente o número de conflitos, erros no ambiente de trabalho e refugo (desperdício) de materiais. Então é importante, como líder, abraçar a ideia de que a comunicação é algo verdadeiramente importante. Depois, implementar ferramentas que facilitem esse processo, tais como sistemas que facilitem o registro de ocorrência, aplicativos mobile, mural de recados etc.
2. Mantenha-se próximo dos operários
Criou-se o pressuposto de que, muitas vezes, o líder de obras deve se manter distante dos seus operários, mas isso é um grande equívoco. Quando isso acontece, fica impossível conhecer profundamente os operários, entender suas principais competências e alocá-las estrategicamente para o benefício do projeto. Então, não deixe de estar próximo dos trabalhadores. Tire um tempo para ouvi-los, conversar sobre as metas da companhia e sobre como cada um deles é importante para o resultado final. Mas tenha equilíbrio — a proximidade em excesso também pode prejudicar.
3. Seja um líder exemplar para a equipe
Você já deve ter ouvido falar que a palavra convence, mas o exemplo arrasta, certo? Por mais que utilize belas palavras e seja convincente, nada pode substituir o seu exemplo diário. Então, não deixe de estar presente na obra, mostrando que se interessa pela equipe e pelo projeto. Veja algumas dicas para liderar pelo exemplo:
- coloque a mão na massa;
- assuma responsabilidades pessoalmente;
- respeite os seus superiores;
- utilize os equipamentos pessoais de segurança;
- tenha cuidado com o que faz e diz.
4. Ofereça feedback de forma contínua
O feedback é um retorno de informação. É falar para cada operário sobre os seus principais pontos fortes e fracos, mostrando onde podem melhorar. Com isso, é possível motivar novos comportamentos e extrair melhores resultados de cada trabalhador. Para oferecer um bom feedback é preciso pensar com antecedência em tudo o que vai dizer, equilibrando críticas e elogios. Também é importante ser claro na comunicação, oferecer exemplos práticos de melhoria e fazer isso de forma periódica.
5. Utilize a tecnologia a seu favor
A tecnologia tem sido usada para obter melhores resultados em diversos setores, e na construção não é diferente. É indispensável ter uma ferramenta que facilite a gestão da obra e da equipe envolvida, tornando todo o processo bem-sucedido. Atualmente, com os modernos sistemas, é possível acompanhar o desenvolvimento de todo o projeto, inspecionar o serviço de forma organizada, ter acesso a relatórios completos. Tudo isso na tela do seu smartphone, tablet ou computador. Estas são as principais dicas para a gestão de uma equipe de forma eficiente. Ao aplicá-las, conseguirá obter grandes resultados e extrair o máximo de cada profissional. Agora que está por dentro do assunto e sabe como fazer uma boa gestão de equipes em obras, aproveite para ficar sempre por dentro das nossas novidades assinando a nossa newsletter!