A engenharia civil desempenha um importante papel no desenvolvimento de nossa sociedade. Graças a ela, a maioria das pessoas pode desfrutar de conforto e comodidade em suas vidas.
Em vista disso, um engenheiro civil precisa atuar de maneira correta, sempre prezando pela segurança e qualidade. As tecnologias expandiram as fronteiras de um canteiro de obras e aprimoraram ainda mais a atuação desses profissionais.
Por mais que a construção civil apresente inúmeros desafios e cenários diferenciados, todos eles têm a seguinte característica em comum: a necessidade de planejar e gerenciar suas atividades.
Essas atitudes são fundamentais para executar um projeto sem atrasos e garantir sua lucratividade. Por isso, neste post, você vai aprender cinco bons motivos para investir em gerenciamento de obras. Confira a seguir!
1. Redução do desperdício
A construção civil é um dos setores de nossa economia que mais desperdiça materiais e recursos. Essa situação atrapalha o desempenho de uma gestão e vai na contramão das ideias sustentáveis hoje existentes, seja pela falta de preparo ou de conhecimento.
Dessa maneira, o gerenciamento de obras faz com que você controle com precisão tudo o que acontece em seu espaço de trabalho. Como consequência disso, é possível mensurar a quantidade de insumos e profissionais a serem utilizados em cada atividade a ser executada.
O uso consciente dos materiais construtivos é fundamental para a preservação do meio ambiente e de nossas reservas naturais. Além do mais, essa atitude faz com que os custos sejam reduzidos e também evitam o retrabalho em sua gestão.
2. Respeito ao cronograma
Um empreendimento de sucesso é aquele que é executado segundo as exigências do mercado, dentro do orçamento planejado e do prazo estipulado, não é mesmo?
Pois então, o respeito dos prazos garante a satisfação dos clientes e faz com que sua empresa ganhe notoriedade no mercado. Quando ele não é respeitado, os objetivos são colocados em risco e, portanto, você deve evitar essa situação a todo custo.
Por mais bem preparada e capacitada que a sua gestão seja, imprevistos podem acontecer. Desse modo, é de extrema importância investir em gerenciamento de obras, a fim de propor soluções rápidas e adequadas às suas necessidades.
3. Diminuição dos acidentes
Os acidentes de trabalho, infelizmente, podem afetar a produção em um canteiro. Eles podem acontecer pela falta de equipamentos de segurança ou pelo despreparo de seus colaboradores. Em todas as situações, suas consequências são extremamente prejudiciais e trazem problemas financeiros, judiciais e operacionais.
Ao investir em gerenciamento, é possível reduzir essas situações e criar um plano de ações eficiente. Além disso, você mostra que seu canteiro está preocupado com a integridade de sua equipe e demonstra o respeito às suas vidas.
4. Garantia da qualidade
Quem trabalha com a construção civil sabe que alterações podem acontecer em seus projetos e planejamentos. Sem o gerenciamento, você tem dificuldades para analisar os impactos dessas mudanças. Em todos os casos, é necessário estar preparado para adaptar-se a nova realidade e garantir a qualidade de seus serviços.
5. Aumento dos lucros
O lucro é um dos principais objetivos de todos os empreendimentos, e não poderia ser diferente em uma obra. Ele é uma consequência direta do investimento na gestão de um canteiro, já que há um melhor uso de recursos e uma otimização na execução do planejamento. Ademais, o desperdício é reduzido e você pode criar um orçamento financeiro eficiente e enxuto.
Como você pode perceber, todos esses benefícios são fundamentais para fazer uma boa gestão de projeto e ter sucesso no mercado consumidor. Por isso, é necessário investir em gerenciamento de obras o quanto antes e não se esquecer do uso de novas ferramentas, técnicas e tecnologias em sua atuação.
Agora fique por dentro das cinco melhores dicas para a gestão de equipes em obra!