Existem vários desafios na rotina de trabalho de um engenheiro civil, e saber como diminuir os riscos da obra é um deles. Hoje em dia, a concorrência do mercado está muito acirrada, exigindo o máximo de empenho e dedicação desse profissional.
Antigamente, o engenheiro era responsável apenas pelas atividades que aconteciam no canteiro, contudo, com o passar do tempo, ele ganhou um papel muito importante para o sucesso de seu negócio.
Uma decisão equivocada pode gerar consequências em curto, médio e longo prazo, como acidentes de trabalho, aumento dos custos e perda de espaço no mercado. Dessa forma, é essencial que você esteja preparado para diminuir os riscos da obra e trilhar o caminho do sucesso.
Por esses motivos, este post vai mostrar para você qual é a relevância desse assunto e como é possível fazer uma boa gestão e alcançar os resultados que deseja com cinco dicas. Confira a seguir!
A importância de diminuir os riscos da obra
A engenharia civil sempre foi um dos pilares para a evolução da sociedade. Ela desenvolve infraestruturas, moradias e proteção para as pessoas. Assim, os trabalhos em um canteiro devem seguir o que os clientes desejam e respeitar os limites da construtora.
Entretanto, muitos profissionais têm dificuldades nessas horas. Enquanto alguns não acompanham as novidades do mercado e utilizam técnicas obsoletas, outros não respeitam as normas e as leis existentes. Seja qual for a situação, pode haver um desequilíbrio entre os objetivos da gestão e as necessidades do projeto.
O atraso na entrega de um empreendimento, o aumento dos custos e os acidentes laborais são exemplos de consequências que acontecem com quem não reduz os riscos da obra.
No final das contas, todos saem perdendo, já que a equipe fica desmotivada, o orçamento financeiro não é respeitado e a empresa perde credibilidade com os consumidores. Por isso, fizemos uma lista com cinco tópicos que vão ajudá-lo a encontrar erros e otimizar a produção.
Veja 5 passos reduzir riscos na construção civil
1. Faça um bom planejamento
O planejamento é a etapa inicial de todo bom canteiro. Você nunca vai começar a trabalhar sem conhecer a obra a ser realizada, os recursos envolvidos e os prazos existentes, não é mesmo?
Apesar disso, algumas empresas ainda insistem em práticas erradas e dão início às atividades sem ao menos analisar a situação em questão. Consequentemente, os gastos não são controlados e as atividades não têm padrão de qualidade.
Portanto, antes de tomar qualquer atitude, analise todas as informações que você tem. Pegue os projetos e entenda cada uma de suas características. Se preciso, entre em contato com os projetistas e tire dúvidas sobre algumas soluções. Saiba que você tem total liberdade para até mesmo propor mudanças ou otimizações nos sistemas adotados.
Após isso, faça o cronograma da obra, considerando a capacidade de produção da equipe. De nada adianta, por exemplo, estipular prazos menores para atender ao pedido do cliente se você não tem recursos ou colaboradores suficientes.
Fique atento para determinar a quantidade exata de materiais e funcionários a serem utilizados em cada fase. Isso parece simples, mas é essencial para diminuir os riscos da obra. Estabeleça também indicadores para analisar o progresso de cada atividade.
2. Controle as despesas
Os resultados financeiros são importantes para um canteiro, certo? Apesar de outras questões existirem, são eles que determinam o quão lucrativo um empreendimento é. Portanto, você deve controlar todas as despesas com muita atenção.
Com os dados do planejamento em mãos, é preciso verificar tudo o que acontece em sua gestão. Deixar que os trabalhos aconteçam de qualquer forma é uma atitude arbitrária que não diminui os riscos da obra.
A progressão dos processos deve acontecer de acordo com aquilo que foi planejado. Ou seja: se está previsto o trabalho com alvenaria e porcelanato no segundo pavimento do prédio, é preciso verificar a qualidade do serviço antes de dar início às atividades no terceiro andar.
Além do mais, você pode, por exemplo, acompanhar o uso dos equipamentos de segurança do trabalho e verificar como os funcionários os utilizam.
3. Verifique todos os contratos
Você só tem êxito no assunto do tópico anterior quando controla os contratos da obra rigorosamente. Em alguns casos, o canteiro fica cheio de empreiteiras que fazem trabalhos distintos. Quem não controla a situação acaba se perdendo e gastando mais do que deve. É muito comum, por exemplo, pagar duas vezes por um mesmo serviço.
Por isso, faça uma boa gestão de contratos e armazene-os em um local adequado. Compare o trabalho desenvolvido com as determinações em papel e faça com que tudo siga o que foi combinado.
4. Retroalimente a gestão
Toda ação tomada em um canteiro gera respostas em sua estrutura. Se um funcionário não comparece para o dia de serviço, por exemplo, a equipe fica desfalcada e não consegue terminar as suas obrigações.
A fim de evitar maiores problemas, você deve gerenciar todas as informações para diminuir os riscos da obra. Ao notar que algo está errado, você precisa agir rapidamente, encontrando as causas do problema. Desse modo, é possível solucioná-lo e evitar a sua reincidência no futuro.
Esse microplanejamento permite retroalimentar os processos construtivos e alinhar os trabalhos aos objetivos da gestão.
5. Utilize soluções tecnológicas
O uso de aparelhos eletrônicos está revolucionando a maneira como um engenheiro supera obstáculos em sua rotina. Quem usa uma plataforma mobile para o acompanhamento e a gestão de obras, por exemplo, tem mais tranquilidade para tomar decisões e diminuir os riscos da obra.
Isso acontece porque essa ferramenta é desenvolvida para oferecer funções que são essenciais para a construção civil, como informações em tempo real e relatórios inteligentes, acessíveis a qualquer hora e lugar.
Com processos intuitivos, você pode inspecionar as atividades e seguir os desejos de cada um de seus clientes. Por isso, encontre uma solução de controle da obra in loco que esteja pronta para resolver problemas, como a plataforma Stant.
Ao diminuir os riscos da obra e entregá-la sem falhas, você agrega valor ao seu serviço e atrai novos clientes no mercado. Após a leitura destas cinco importantes dicas sobre o assunto, você já está preparado para reduzir custos, aumentar a segurança no canteiro e evitar os desperdícios.
Agora, assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades da engenharia civil! Até a próxima!