No canteiro de obras ou no escritório de projetos, os profissionais da construção civil têm a necessidade de serem bons administradores. Os engenheiros ou arquitetos agregam tantas funções que lhes falta tempo entre as ocupações técnicas e administrativas. Pensando em otimizar o trabalho, foram desenvolvidas muitas ferramentas que oferecem ajuda com a construção civil.
O gerenciamento contempla as situações relacionadas às equipes de obra, aos insumos, a qualidade, ao planejamento e ao acompanhamento das construções. Nesta publicação falaremos de seis dificuldades que podem ser reduzidas por meio do uso de aplicativos, confira!
1. Não permita a falta de controle no canteiro de obras
Na execução de um projeto muitas atividades acontecem paralelamente, o que dificulta a gestão. Desta forma deve existir integração em tempo real do que ocorre em loco.
Os ‘softwares’ propiciam o monitoramento simultâneo das informações, dos recursos físicos e humanos, dados que possibilitam o gerenciamento adequado.
Ao utilizar ferramentas, o registro de informações é feito de forma ordenada, uma plataforma que atua neste segmento é a Stant.
A ferramenta tem o propósito de fornecer relatórios e informações a todos os integrantes do negócio.
2. Deixe a dificuldade de organização em meio a tantos papéis de lado
Dispor as anotações em folhas e registrar dados no canteiro de obras sem ordem podem ocasionar retrabalho, desperdício de tempo, insumos e consequente queda na produtividade.
Deste modo, a possibilidade de utilizar um app que proporcione mobilidade, sistematização e inclusão representa um ganho considerável.
Além dos benefícios já citados, as plataformas oferecem facilidade para localizar documentos ou dados e outras soluções.
3. Avalie usufruir de ajuda com a construção civil na identificação de irregularidades
Considerando as dificuldades já expostas, a tarefa de constatar as não conformidades é morosa, por isso o uso das ferramentas auxilia nestes processos. Uma vez que o acompanhamento seja devidamente documentado, é mais simples encontrar as irregularidades.
4. Contenha os desperdícios valendo-se dos aplicativos
Observar e registrar a execução da obra de forma ordenada reduz os desperdícios, pois, se obtém os dados em tempo real o que possibilita designar os recursos de maneira eficaz e com menos perdas.
5. Assegure a qualidade por meio de uma administração adequada
Uma gestão ineficiente pode resultar em uma obra em desacordo com o especificado, sendo assim, é fundamental que se gaste menos tempo com tarefas repetitivas e mais tempo com funções estratégicas como o controle de qualidade.
6. Otimize o tempo dedicado ao planejamento do empreendimento
Estima-se que se utilize apenas 20% do tempo de uma obra com essa etapa, sendo assim, o processo deve ser eficiente. Uma boa alternativa para reduzir o tempo dedicado a este estágio sem perder em produtividade é utilizar dispositivos que simplifiquem o procedimento.
Conforme vimos, o uso de tecnologia permite automatizar ações recorrentes, aumentar a eficiência, otimizar a comunicação, facilitar o acesso aos dados e documentos de projeto. Sendo assim, a equipe terá mais disponibilidade para desenvolver um bom trabalho, se atendo menos às questões operacionais.
Os aplicativos estão progredindo e devem ser vistos como complementares ao trabalho dos profissionais. Ainda que o ramo da engenharia seja muito tradicional, é válido conhecer as ferramentas e as utilidades que oferecem ajuda com a construção civil.
Achou o conteúdo útil? Quer saber mais? Assine nossa newsletter!