fbpx

Do canteiro de obras à entrega do projeto: saiba como ter uma obra otimizada

O andamento de uma obra é permeado de processos e etapas complexas que requerem atenção, tanto no momento do planejamento quanto durante a execução. 

Para ter uma obra organizada é importante entender alguns pontos fundamentais, a fim de que não haja atrasos ou custos extras e que o cliente saia satisfeito. 

Além disso, um bom planejamento garante domínio de todas as fases da obra, traz redução de riscos e evita erros da equipe.

Veja, a seguir, três etapas para garantir um canteiro de obras sem dor de cabeça. Acompanhe!

3 etapas para garantir um canteiro de obras sem dor de cabeça

Geralmente, atender todos os pontos de contato de cada projeto é um grande desafio para toda a equipe. Independentemente do tamanho da construtora, da equipe ou do tempo de experiência, é importante ficar atento.

O gerenciamento de projetos de engenharia civil tem por função garantir o bom andamento da administração de obras e a perfeita execução dos projetos de arquitetura e engenharia civil.

No Brasil, esse gerenciamento é atribuído a arquitetos e engenheiros civis, sendo regulamentado pela Lei nº 5.194/1996.

Veja algumas dicas para otimizar o seu canteiro de obras e garantir que sua equipe trabalhe com mais qualidade, analisando todos os pontos de cada projeto – de sua viabilidade até a entrega.

1. Planejar a obra

O primeiro passo para ter uma obra bem executada é fazer um bom planejamento. Uma gestão de obra eficiente não começa quando a primeira equipe vai ao canteiro, e sim muito antes, ainda na concepção do projeto, momento no qual é muito importante a presença do gestor da obra nas discussões.

Assim, ele vai se familiarizando com os projetos e consegue visualizar melhor o processo de cada etapa e de que maneira as mudanças podem impactar a execução da obra como um todo.

Por isso, dois pontos principais e de extrema importância devem ser colocados em prática antes mesmo de chegar ao canteiro de obras. Confira!

Análise da viabilidade

Analisar a viabilidade da obra é primordial para qualquer construção. Faça o levantamento de todo o material necessário, tamanho da equipe, custos com mão de obra e valor do investimento.

Cronograma financeiro

Por falar em investimento, o orçamento é outro ponto de extrema importância na hora de construir. Você sabe quanto essa obra custará? Reduza os riscos e as surpresas fazendo um estudo de mercado e levantamento dos valores de materiais para a construção. Além disso, anote todos os gastos referentes à obra.

2. Acompanhamento da obra

Após o planejamento inicial estar completo, com todas as etapas já planejadas, deve-se fazer o acompanhamento da obra de perto, observando as medições, os principais erros e os prazos de cada uma das atividades.

Durante a gestão da obra, é necessário ter todas as documentações em dia, os projetos controlados com suas revisões anotadas e uma comunicação muito clara e eficaz com o cliente/contratante e a equipe no canteiro.

Com essa grande quantidade de informações, é importante ter um procedimento para atualização de cada uma delas.

É primordial realizar reuniões periódicas para ajustar o planejamento com todos os envolvidos da obra. Muitos problemas são resolvidos apenas com o ajuste do planejamento.

Para isso, a fim de facilitar o acompanhamento da obra, é aconselhável ter algumas ferramentas. Acompanhe!

Diário de obra

Tente ser o mais detalhista possível. Anote todos os dados relevantes. Inclua informações sobre escolha do terreno, aprovação do alvará da prefeitura, serviços preliminares (antes do início da obra), instalações hidráulicas e elétricas, impermeabilização e serviços complementares.

Plataformas para gestão de obras

Os softwares de gestão de obras são primordiais para o bom andamento dos projetos.

Já imaginou ter acesso a dados, documentos, materiais, ocorrências, equipe, ferramentas e custos de forma rápida e fácil?

Atualmente, existem aplicativos para gestão de obra que garantem o andamento da obra na palma da sua mão. Além disso, com eles você terá o gerenciamento full time de cada projeto, com todas as informações facilitadas em um dashboard.

Lean Construction

O termo se refere a um tipo de construção enxuta – como o próprio nome já diz. Seu principal objetivo é o aumento da produtividade no canteiro de obras, com melhor aproveitamento de materiais, insumos, recursos financeiros e tempo.

Resumidamente, ele irá otimizar processos e eliminar desperdícios para obter melhores resultados, desde o planejamento até a finalização do projeto.

3. Vistoria da obra

Por fim, depois de a obra estar pronta, é muito importante ter o acompanhamento dos serviços prontos e verificar cada uma das unidades, registrar a vistoria e fazer uma inspeção com o cliente, conferindo se ficou alguma falha e corrigi-la o quanto antes.

Não se esqueça de documentar o aceite do cliente e de entregar todas as informações sobre garantia e assistência técnica do imóvel.

Dica extra

Além das dicas anteriores, é importante ficar atento ao plano emergencial. Afinal de contas, mesmo com todas as orientações, emergências podem acontecer.

Caso isso ocorra, qual seria o seu plano B? Pense em todas as possibilidades e trace a melhor alternativa. Sempre pense em poupar recursos, dando o suporte necessário para a equipe no menor tempo possível.

Outro ponto importante é em relação aos fornecedores. Tenha sempre os melhores ao seu lado. Mesmo quando há parcerias de longa data, de tempos em tempos avalie o mercado, procure novidades, melhores preços e condições, além da qualidade.

Para mais informações, acesse o nosso site ou entre em contato conosco

Se você gostou deste artigo, confira outros títulos em nosso blog

Conheça o Stant

O planejamento e o controle de obras devem ser bem realizados, porque determinam a qualidade dos processos e das atividades que envolvem a construção de um empreendimento. Dessa forma, além de reduzirem a quantidade de alterações de última hora, falhas comuns e erros no orçamento, elevam a qualidade das obras e da construtora.

O compartilhamento de informações e gestão da obra por meio de um sistema digital é capaz de potencializar o controle das obras por meio do aumento do fluxo de informações e compartilhamento dos dados em tempo real.

Agora que você sabe o que é e a importância de fazer o planejamento e o controle de obras, que tal conhecer a plataforma Stant?

O Stant é uma plataforma inteligente criada para otimizar a gestão de atividades da construção civil.

Com essa ferramenta, é possível adicionar, compartilhar e alterar informações sobre os projetos de construção de forma segura, eficaz e eficiente. Você poderá armazenar todas as informações sobre os projetos e sistematizá-las para que a comunicação entre obra e escritório não tenha ruídos.

Buscar

Pesquisar

CONCREMAT

Maior empresa gerenciadora de obras do Brasil, de acordo com o ranking da revista “O Empreiteiro”, a Concremat buscava, em 2017, melhorar seu processo de gerenciamento, com foco em inovação. Através de uma parceria com a ACE, a empresa selecionou o Stant para atender esse desafio.

De início, o objetivo era padronizar os documentos de inspeção e a comunicação entre todos os envolvidos nas obras gerenciadas numa unidade da empresa que tem alguns grandes clientes, com mais de 600 obras simultâneas por mês. Com o Stant, houve uma redução significativa do tempo para elaboração dos relatórios de visitas e, dessa forma, o vistoriador ganhou mais disponibilidade para analisar os dados e focar em gerir mais obras.

Outro benefício do uso do Stant foram informações em tempo real e mais precisas. O número de usuários foi triplicado, e multiplicou-se por dez a quantidade de dados utilizados no Stant diariamente. No fim do dia, o Stant gerou um melhor atendimento para os clientes da Concremat, permitindo aos gestores aumentar sua capacidade de atuação em mais obras e mais clientes.

Preencha abaixo para
CONHECER TUDO!

[forminator_form id="5012"]

Preencha abaixo para
CONHECER TUDO!

[forminator_form id="5012"]

Preencha abaixo para
CONHECER TUDO!

[forminator_form id="5012"]

Preencha abaixo para
CONHECER TUDO!

[forminator_form id="5012"]

Fale com um consultor