Um dos grandes problemas enfrentados por quem gerencia trabalhos na construção civil são os atrasos em obras. Além do tempo perdido, geralmente eles vêm junto com prejuízo financeiro e perda de materiais, e ainda põem em risco o prestígio de quem executa a obra. Entre os principais fatores que interferem no andamento estão os erros nos projetos, a escassez de mão de obra qualificada, as falhas na comunicação e os problemas de logística. Não adianta, por exemplo, começar uma obra na expectativa de que tudo ocorra dentro do prazo, se não há um bom planejamento definido. Por isso, a seguir, listamos dicas infalíveis de como evitar atrasos de obras e ter mais controle no desenvolvimento das atividades. Vamos conferir?
Tenha um planejamento eficiente
Muito antes dos trabalhos no canteiro de obras começarem, um profissional capacitado ou uma equipe da empresa deve ficar responsável pela elaboração de um projeto detalhado com dados em quantidade e qualidade suficientes para guiar todo o processo. Na verdade, a execução adequada do planejamento é o ponto fundamental para não haver atrasos nas obras porque é nele que devem constar as informações norteadoras de todas as etapas. A partir do projeto, é possível verificar, por exemplo, a necessidade de contratação de mais pessoal para uma determinada fase a fim de não prejudicar o bom andamento de todo o processo.
Defina o cronograma de execução
Para que as etapas de trabalho sejam realizadas dentro do prazo desejado, é necessária a elaboração de um cronograma realista das tarefas, que leve em consideração o sequenciamento mais eficiente das atividades. Por isso, é preciso considerar se o tempo estipulado para cada estágio está de acordo com as possibilidades indicadas na fase de projeto e quais tarefas podem ser realizadas ao mesmo tempo. Para que o cronograma seja eficaz, deve-se levar em consideração o acompanhamento frequente dos resultados de cada período com os profissionais responsáveis.
Elabore um orçamento adequado
Depois que a empresa gestora de uma obra já estabeleceu o plano de atividades e tem conhecimento do caminho a ser percorrido, a criação de um orçamento pertinente é um fator essencial para a execução do trabalho sem atrasos. Também é o orçamento que vai garantir a qualidade dos materiais a serem adquiridos. Além disso, há outros tipos de custos que não têm como serem previamente calculados, como problemas com o desempenho dos trabalhadores, falhas em equipamentos e imprevistos que interrompam a obra. Então, apesar das metas do planejamento inicial, é aconselhável que o gestor especifique um valor para ficar reservado e servir de solução quando um eventual problema surgir.
Contrate profissionais qualificados
Toda construção depende da participação de uma série de empregados, entre eles, arquiteto, engenheiro, mestre de obras e pedreiro. Escalar um time de bons profissionais é fundamental para que tudo ocorra dentro do planejado, e para evitar o desperdício de tempo e de materiais. O processo de seleção da equipe deve ser rigoroso e acompanhado de perto, tendo em vista a boa execução das etapas e a dispensabilidade do retrabalho — um dos fatores que mais causam atrasos. Também é preciso se certificar de que os trabalhadores contratados saibam operar as tecnologias disponíveis para a obra.
Use softwares e tecnologias de gestão
Para garantir uma gestão otimizada da obra, existem softwares que agilizam e facilitam o monitoramento do trabalho. Assim, os responsáveis podem visualizar dados, ter acesso a atualizações onde quer que estejam e produzir relatórios completos. Todos os passos da obra podem ficar a um clique de distância, e disponíveis nas telas de computadores e smartphones. Isso contribui para a diminuição da incidência de erros, melhora o desempenho da obra e evita o atraso nas tarefas. Só lembre-se de que, apesar de existirem todas essas facilidades para a supervisão remota de atividades, os responsáveis devem estar presentes no canteiro, sempre que possível, observando e avaliando a execução das etapas. Quando o gestor de uma obra fica atento a todas essas dicas, a organização do fluxo de trabalho fica mais fácil. Neste sentido, as orientações de como evitar atrasos de obras são semelhantes àquelas sobre boas práticas de gestão na construção civil. Então, que tal conferir nosso post sobre como fazer uma boa gestão no acompanhamento de obras?