Atrasos em construções podem gerar prejuízos e também despesas não planejadas nos custos iniciais. Mesmo sabendo que imprevistos podem surgir, é preciso fazer o máximo para que as consequências não gerem impactos negativos na somatória do empreendimento.
Grande parte desse esforço pode ser resolvido com um bom planejamento inicial. Planejar não se limita a escolha de datas para entrega de etapas. Inclui também a escolha da equipe, os fornecedores, o cronograma de compra e entrega de suprimentos, tudo que está ligado direta ou indiretamente aos aspectos do empreendimento.
Problemas na sua obra? Veja agora algumas dicas e benefícios de um bom planejamento.
Benefícios do planejamento na construção
No setor da construção civil, o bom planejamento evita desperdício de tempo, dinheiro, gastos maiores com contratação de mão de obra e matéria-prima. Um cronograma realista permite que a equipe possa prever e acompanhar situações de risco e atrasos durante o processo.
Com uma equipe experiente, as tomadas de decisão para minimizar esses impactos já podem ser incluídas no planejamento e tendem a ser mais assertivas. Essa precisão diminui os gastos e garante a qualidade e o prazo de conclusão do projeto.
Dicas para evitar os atrasos em construções
Comece com um estudo de viabilidade
O primeiro passo é conhecer bem todos os aspectos que envolvem a construção. Somente com as particularidades do empreendimento é possível considerar se é viável ou não que os próximos passos aconteçam.
Lembrando que o intuito do empreendimento é dar lucro, então se deve gerenciar e planejar todos os custos envolvidos. Para isso, faça um bom projeto e tenha em mente quais equipamentos serão necessários e quão grande será sua frente de trabalho para desenvolvê-lo.
Faça um bom orçamento de obra
Caso o projeto seja viável, para além do estudo de viabilidade financeira, agora todos os gastos levantados devem ser detalhados para um orçamento de obra.
Esse detalhamento deve incluir todos os custos referentes à execução da fundação, preparação do terreno, mão de obra específica e qualificada, compra de materiais, entre outros.
Invista na contratação de mão de obra qualificada
A falta de mão de obra qualificada ou especializada é uma das principais causas de atrasos. Dificuldade ou demora na contratação de funcionários pode acontecer durante o começo das atividades ou no seu decorrer.
É importante então buscar referências ao contratar empresas de recrutamento ou empreiteiras. Após escolha da equipe, esteja sempre em contato de forma que os funcionários também possam dar opiniões e feedbacks para possíveis melhorias.
Faça um cronograma factível
Com o orçamento pronto, é preciso direcionar os custos para cada etapa da obra. Como todas as etapas são interdependentes, o cronograma determina quanto tempo cada etapa irá durar, dentro do custo que foi direcionado.
Durante essa etapa é de extrema importância o acompanhamento de uma equipe experiente com conhecimento nas atividades específicas para não determinar prazos arrojados ou não realistas.
Crie a rotina de um diário de obras
A criação de um cronograma não garante que as atividades serão realizadas conforme programado. É necessário ainda que haja acompanhamento e avaliação em todas as etapas.
Para que o acompanhamento seja real é importante criar um diário de obras, assim é possível visualizar o dia a dia do que está acontecendo e, consequentemente, o andamento da construção. Será necessário que a equipe se habitue a manter esse histórico não apenas para medir o avanço da obra, como também para identificar quais problemas estão gerando o atraso.
Esse diário, de preferência, deve ser elaborado de maneira digital utilizando softwares específicos.
Uma reforma ou implantação de um novo empreendimento pode causar muita dor de cabeça, afinal, imprevistos são normais.
Para que os atrasos em construções sejam minimizados é fundamental ter um bom planejamento que englobe todas as fases e todos os custos do projeto.
É importante ressaltar que a tecnologia deve ser utilizada sempre a nosso favor. Certifique-se de que a equipe contratada sempre utilize softwares direcionados à gestão de projetos integrados que permitam orçar, planejar e acompanhar o andamento da obra.
Quer mais dicas? Assine a nossa newsletter e fique sempre por dentro das novidades da Stant.