O retrabalho em obras é um problema comum nos canteiros, muitas vezes oriundo da falta de planejamento. A dificuldade pode ser eliminada de muitas formas. Lembre-se que o retrabalho em construções e reformas causa perdas de material, menor aproveitamento de mão-de-obra e redução considerável nos lucros obtidos.
Confira aqui os principais motivos que resultam em retrabalho e algumas alternativas para amenizar os impactos negativos nos seus empreendimentos imobiliários.
Quais são as causas mais comuns do retrabalho em obras?
O retrabalho é ocasionado por diversas questões, podendo ser referente às equipes ou aos materiais e as razões mais usuais são:
- ausência ou falha no detalhamento dos projetos;
- especificações incompletas ou insuficientes;
- comunicação ineficaz entre canteiro de obras e escritório de projetos;
- documentos e plantas desatualizadas;
- falta de capacitação da equipe;
- dificuldade para compreender os projetos.
A gestão de uma obra considera muitas frentes de trabalho e está longe de ser uma atividade simples, no entanto é necessário ressaltar que, em muitos casos, o retrabalho se dá por descuido dos profissionais.
As atividades e a operação devem ser planejadas e a execução dos serviços precisa de supervisão. A presença do engenheiro ou arquiteto no canteiro de obras auxilia na redução do índice de retrabalhos, pois a equipe pode sanar possíveis dúvidas antes da execução do serviço.
Quais os resultados do retrabalho?
Refazer algo impacta em perda de material, de tempo e, consequentemente, de dinheiro. Como na construção civil as atividades são realizadas em sequência, a necessidade de repetir algum serviço acaba interferindo também nas ações seguintes e comprometendo todo o andamento da obra.
Pensando nisso também na etapa de planejamento e organização de cronograma, é preciso considerar folgas entre as atividades de maior relevância.
Como minimizar o retrabalho em obras?
Assim como em outros problemas, é necessário, primeiramente, reconhecer o que está errado, depois disso traçar um plano de contenção e resolução das situações. Pense em soluções em equipe e adote as sugestões abaixo.
Invista em tecnologia
Hoje os softwares auxiliam muito com os problemas no canteiro de obras, portanto mantenha-se atualizado e buscando melhorias. Uma das grandes dificuldades era a falta de comunicação. Hoje, as plataformas permitem sincronização simultânea de informações. Basta que os trabalhadores sejam capacitados e tenham acesso a tablets ou smartphones.
Acompanhe a execução dos serviços em tempo real
Muitas inconformidades podem ser evitadas com a supervisão adequada, então aproveite a mobilidade proporcionada pelos softwares e vistorie todos os serviços e atividades da edificação. Essa medida é simples e pode antever diversas situações problemáticas.
Gerencie adequadamente os contratos
As construtoras e incorporadoras devem administrar corretamente os contratos. É dessa forma que os itens contratados são controlados, acompanhados e fiscalizados. Tal medida assegura que a construção siga o previsto e seja finalizada de acordo com o cronograma e orçamento estipulados e aprovados.
O gerenciamento de contratos deve ser acompanhado com a execução da obra, assim é possível corrigir qualquer não conformidade antes de ter maiores impactos.
O problema de retrabalho em obras, infelizmente, já faz parte da rotina do canteiro, no entanto muitas medidas podem ser adotadas para reduzir esses problemas.
Agora que já sabe mais sobre como reduzir o retrabalho em obras, veja em nosso post como a tecnologia pode ajudá-lo na gestão desse trabalho.