3 dúvidas sobre orçamento na construção civil

Quando o assunto é orçamento, a tarefa parece ser mais difícil do que realmente é. De fato, essa etapa da obra necessita de muito cálculo e responsabilidade, mas com organização e a ajuda de ferramentas tecnológicas como softwares de gestão de obras, o orçamento pode ser um grande redutor de custos para a sua empresa.
Com certeza você já se fez muitas perguntas sobre essa etapa do processo. Quando falamos de dinheiro, é necessário muito cuidado, planejamento e pesquisa para garantir a qualidade do trabalho.
Hoje trouxemos 3 dúvidas que envolvem o universo do orçamento na construção civil. Será que um dessas é a sua? Vamos lá.

1 – Os custos indiretos pesam muito no orçamento?

Sim e não considerar os custos indiretos em um orçamento, além de poder custar caro é péssimo para a imagem do profissional, que ficará visto como um orçamentista muito pouco qualificado.

Os custos indiretos são geralmente de natureza administrativa e tributação. Os custos da administração altera conforme o faturamento da empresa, mas fica em torno de 7% a 20%. O custo financeiro também deve ser considerado e se refere aos juros de eventuais empréstimos para executar o projeto. Ainda há seguros e garantias que podem estar no contrato ou não, como garantia de execução contra terceiros ou papeis específicos.

2 – O descarte de materiais é uma preocupação que só alcança grandes obras?

Não. Quase todas as empresas que irão construir, independente do tamanho da obra, estão obrigadas a fazer um descarte correto de materiais. A preocupação ambiental afeta toda a construção civil e tem influencia nos custos da obra.
Verifique se o seu município já conta com uma legislação própria para definir questões sobre o descarte de materiais.
Os infratores estão sujeitos a multas e penalidades, por isso é importante considerar este item no orçamento.

3 – Planilhas são a única opção para gerenciar as informações?

Ferramentas digitais que garante que as informações estejam armazenadas e atualizadas em real time são importantíssimas para gerenciar o orçamento de obras. Com o avanço tecnológico você consegue, através de softwares de gestão de obras, relatórios com rapidez, comunicação integrada com todos os departamentos e fornecedores, aumentar a produtividade e reduzir a quantidade de erros.

Quer tirar suas dúvidas, dar sugestões e conversar ainda mais sobre gerenciamento de projetos na construção civil? Agende uma apresentação aqui em nosso site.

Buscar

CONCREMAT

Maior empresa gerenciadora de obras do Brasil, de acordo com o ranking da revista “O Empreiteiro”, a Concremat buscava, em 2017, melhorar seu processo de gerenciamento, com foco em inovação. Através de uma parceria com a ACE, a empresa selecionou o Stant para atender esse desafio.

De início, o objetivo era padronizar os documentos de inspeção e a comunicação entre todos os envolvidos nas obras gerenciadas numa unidade da empresa que tem alguns grandes clientes, com mais de 600 obras simultâneas por mês. Com o Stant, houve uma redução significativa do tempo para elaboração dos relatórios de visitas e, dessa forma, o vistoriador ganhou mais disponibilidade para analisar os dados e focar em gerir mais obras.

Outro benefício do uso do Stant foram informações em tempo real e mais precisas. O número de usuários foi triplicado, e multiplicou-se por dez a quantidade de dados utilizados no Stant diariamente. No fim do dia, o Stant gerou um melhor atendimento para os clientes da Concremat, permitindo aos gestores aumentar sua capacidade de atuação em mais obras e mais clientes.

Preencha abaixo para
CONHECER TUDO!

[forminator_form id="5012"]

Preencha abaixo para
CONHECER TUDO!

[forminator_form id="5012"]

Preencha abaixo para
CONHECER TUDO!

[forminator_form id="5012"]

Preencha abaixo para
CONHECER TUDO!

[forminator_form id="5012"]

Fale com um consultor

Pesquisar