A dificuldade em gerir o próprio tempo é um problema para grande parte dos profissionais e na Engenharia Civil isso não é diferente. Na ânsia de dar conta de tudo acabamos assumindo jornadas extenuantes de 12, 14 e até 16 horas por dia. O resultado é muito estresse e pouca produtividade. Sendo assim, saber “utilizar o relógio” é fundamental. Quer lidar melhor com os ponteiros? Então veja abaixo 4 dicas valiosas: Leia também:
1. Planeje seu dia e sua semana
Se você deseja ser mais produtivo precisa se planejar. “É muito importante que, no dia anterior, planeje o dia seguinte. Estamos falando da antiga listinha de tarefas. Imagine você ir ao mercado sem uma lista de compras, vai acabar esquecendo algo. Com o seu dia de trabalho é a mesma coisa”, afirma Rodrigo Siqueira, professor do Ibmec/RJ. Para fazer este planejamento vale usar o bom e velho caderno, mas com as novas tecnologias existem softwares que facilitam este processo. Também não basta apenas saber o que você fará no dia seguinte. Para realmente ter controle sobre o seu tempo, é importante também fazer um planejamento um pouco mais longo, de pelo menos três dias, para que você não fique refém das necessidades imediatas e consiga abrir espaço para coisas mais estratégicas, explica o especialista Christian Barbosa.
2. Não controle, gerencie
Geralmente a obra começa com pouca gente, mas com o tempo, com o andamento dos processos e o aumento do volume de serviços, é preciso aumentar a quantidade de funcionários e otimizar o tempo da jornada de trabalho. Utilizando ferramentas como, um software de planejamento e gerenciamento de obra, você deve se preocupar em inserir esses métodos que o ajudam com a gerência do trabalho e da produtividade dos seus funcionários em campo.
3. Faça reuniões objetivas
Elimine as reuniões desnecessárias, permanecendo com aquelas que têm de fato um objetivo. Faça com que sejam objetivas e eficientes, para que não se estendam além do necessário e que não venha a prejudicar a produtividade de sua equipe. A dica de Siqueira para este ponto é estabelecer temas claros a serem discutidos e um prazo para o fim da discussão.
4. Balanceie o seu tempo
“Nós não somos seres que vivemos exclusivamente para o trabalho. Então, temos que cuidar da saúde, da vida social, da espiritualidade. Isso gera mais energia, mais vitalidade. Na verdade, só existe uma vida com diversas áreas interdependentes e se uma não vai bem, as outras também irão sentir”, explica o professor do Ibmec. E o especialista Christian Barbosa concorda: “Ter tempo para planejar sua jornada de trabalho e ter tempo para si mesmo são coisas que estão ligadas. É preciso enxergar que há uma relação direta entre vida pessoal e trabalho”. Referências: Exame