Empreender é o sonho de todos aqueles que desejam ter o próprio negócio, certo? Dessa maneira, é importante iniciar essa atividade em uma área de conhecimento que você domine. Por exemplo, sendo você engenheiro ou arquiteto, o empreendedorismo na construção civil é uma ótima alternativa!
No cenário atual, da mesma forma que vivenciamos uma desaceleração em algumas obras, convivemos com grandes possibilidades em outras parcelas do mercado. Por isso, é importante conhecer esse movimento de mercado onde se planeja atuar antes de investir!
Pensando nisso, confira, agora mesmo, 5 dicas de sucesso para empreendedorismo na construção civil. Não perca!
1. Identifique o nicho de mercado para atuação
Além de optar por investir, é necessário saber onde aplicar seus recursos, portanto, busque oportunidades e ramos de atuação em que o mercado não esteja saturado de ofertas.
Para isso, é válido elaborar um estudo verificando os prós e contras das áreas de atuação. Algumas opções no contexto atual são:
- reformas — como o preço de aquisição de imóveis, muitas vezes, não está dentro do orçamento do consumidor, uma boa opção é reformar e readequar as edificações já existentes;
- reparos nas instalações — sejam as instalações elétricas ou hidráulicas, a manutenção e reparos são tarefas específicas e necessárias ao longo da vida útil da edificação. Por se tratar de serviços específicos, ainda existem poucas empresas atuando exclusivamente nessas áreas.
Então, a dica principal é: busque empreender em áreas onde a demanda seja maior que a oferta de empresas do ramo.
2. Mantenha uma rede de contatos
O networking é uma ótima ferramenta para encontrar parceiros e oportunidades de negócios. Assim, conheça seus fornecedores e clientes e mantenha o contato com ambos. Além disso, uma alternativa para expandir sua rede de contatos é frequentar feiras e eventos relacionados à sua área.
O relacionamento com os fornecedores é válido, pois a parceria pode resultar negócios para ambos, além de permitir que o profissional esteja sempre atualizado e ciente das tendências de mercado.
Já o relacionamento com clientes pode proporcionar contratos e também feedback, que é uma ferramenta importante para aprimorar os serviços e atendimentos prestados.
3. Planeje o investimento
Planejar o empreendimento engloba desde o estudo de viabilidade até a definição de metas e métricas relacionadas ao resultado almejado. Para isso, verifique os objetivos de seu empreendimento e de que forma alcançá-los. Uma vez em atividade, pondere sobre os resultados obtidos e, caso necessário, elabore um plano de correção.
4. Invista em capacitação
Hoje, para se destacar no mercado não basta ser mais um profissional ou mais uma empresa, portanto, invista em especializações e estude muito sobre seu ramo de atuação. Independentemente do serviço que será executado, torne-se referência na atividade — pois um serviço de qualidade resultará em indicações e clientes novos.
5. Selecione uma boa equipe
Um dos grandes empecilhos nas obras é a falta de trabalhadores capacitados, sendo assim, busque profissionais com perfil coerente com o esperado pela empresa. Invista em capacitação e mantenha a equipe motivada. Certamente, tais atitudes impactarão no resultado das obras.
Com essas 5 dicas de sucesso para empreendedorismo na construção civil apresentadas no artigo você vai conseguir alavancar ainda mais suas obras e se tornar referência no ramo.
Gostou? Então, compartilhe o conteúdo com seus amigos nas redes sociais e amplie as discussões sobre o assunto abordado! Até mais!