6 dicas para evitar acidentes em obras

Evitar acidentes em obras é o termo de ordem no universo da construção civil, pois qualquer descuido ou atividade inadequada pode colocar em risco tanto a construção quanto os envolvidos no processo. Neste sentido, entendemos que é perfeitamente possível diminuir os índices de acidentes por meio de uma gestão mais eficiente e cuidadosa. Pensando nisso, selecionamos 6 dicas indispensáveis para auxiliar você a ter mais qualidade e menos problemas no seu dia a dia. Confira abaixo!

1. Promova o uso de EPIs

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) são essenciais para garantir a proteção e a segurança dos profissionais que trabalham no canteiro de obras. Sem contar que também é possível diminuir o risco de acidentes com o seu uso. Para tanto, a empresa responsável pela construção deve exigir e fiscalizar a utilização desses equipamentos pelos trabalhadores. Cada tipo de obra demanda um conjunto específico de EPIs, que são recomendados de acordo com os riscos envolvidos no local. Além disso, os empregados devem ser treinados para a utilização correta dos equipamentos. Vale destacar que oferecer um conjunto completo desses acessórios à equipe não é o suficiente, pois é preciso mantê-los em bom estado de conservação e fazer vistorias periódicas. EPIs danificados ou com algum problema devem ser substituídos ou consertados para que não ocorram acidentes decorrentes de sua ineficiência.

2. Sinalize os locais de risco

A sinalização correta do canteiro de obras e de suas imediações também garante a segurança das pessoas. Faixas, placas, adesivos e outros indicadores igualmente evitam acidentes. Reforce sua atenção para áreas onde há contato/exposição de produtos químicos ou risco de quedas. Sinalize bem esses locais, de preferência, com sinalizadores coloridos e de fácil entendimento.

3. Mantenha tudo limpo e organizado

Manter a obra limpa e organizada também ajuda a evitar acidentes. Não deixe acumular restos de materiais de construção como fragmentos de concreto, pedaços de ferro, fiações, papéis, caixas, sacos plásticos e outros objetos desnecessários para o andamento da construção. Conscientize sua equipe a não deixar o chão molhado ou com restos de materiais, como tintas e óleos, pois podem causar quedas graves. A limpeza deve ser realizada constantemente por quem manuseia tais materiais. Já a faxina deve ser feita por uma empresa especializada.

4. Cuide das instalações elétricas

O setor elétrico só deve ser acessado por eletricistas. Além disso, toda a fiação da obra precisa ser de qualidade, para evitar choques, explosões e outros problemas. Por exemplo, tomadas, interruptores, fios e quadro de força devem ter abrigos contra raios solares, chuva e ventania, visando garantir a segurança total dos trabalhadores. Caso ocorra uma chuva muito forte, com queda de raios, interrompa os trabalhos.

5. Treine sua equipe

De nada adianta estar em dia com todos os critérios de segurança se o canteiro de obras não contar com um time capacitado e responsável que compreenda a importância de seguir as orientações de prevenção de acidentes. Na hora de contratar uma empresa terceirizada, escolha aquela cujos profissionais passaram por treinamentos e já tenham entregado outras obras com sucesso. Caso contrate pessoal individualmente, verifique se eles sabem sobre a importância de respeitar as normas de segurança e, sempre que possível, peça referências a outras construtoras.

6. Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia também garante muitas vantagens no local de construção. Não menospreze o potencial das ferramentas tecnológicas para otimizar procedimentos de segurança no seu canteiro de obras. Softwares ou aplicativos especializados incluem funções como o controle de segurança, que comprova se critérios de segurança estão sendo seguidos. Além disso, sistemas desse tipo permitem uma coleta de dados mais ágil e eficiente, garantindo o planejamento e a execução de ações que promovem a diminuição de acidentes. Sem contar que é bastante viável incorporar essa tecnologia aos dispositivos móveis para que os envolvidos possam ter acesso em tempo real, em qualquer lugar, por meio de relatórios inteligentes. É uma solução e tanto, não é mesmo? Esperamos que as dicas para evitar acidentes em obras discutidas nesse post possam ser úteis para você. Aproveite o gancho desta leitura e aprenda como evitar desperdícios na construção

Buscar

CONCREMAT

Maior empresa gerenciadora de obras do Brasil, de acordo com o ranking da revista “O Empreiteiro”, a Concremat buscava, em 2017, melhorar seu processo de gerenciamento, com foco em inovação. Através de uma parceria com a ACE, a empresa selecionou o Stant para atender esse desafio.

De início, o objetivo era padronizar os documentos de inspeção e a comunicação entre todos os envolvidos nas obras gerenciadas numa unidade da empresa que tem alguns grandes clientes, com mais de 600 obras simultâneas por mês. Com o Stant, houve uma redução significativa do tempo para elaboração dos relatórios de visitas e, dessa forma, o vistoriador ganhou mais disponibilidade para analisar os dados e focar em gerir mais obras.

Outro benefício do uso do Stant foram informações em tempo real e mais precisas. O número de usuários foi triplicado, e multiplicou-se por dez a quantidade de dados utilizados no Stant diariamente. No fim do dia, o Stant gerou um melhor atendimento para os clientes da Concremat, permitindo aos gestores aumentar sua capacidade de atuação em mais obras e mais clientes.

Preencha abaixo para
CONHECER TUDO!

[forminator_form id="5012"]

Preencha abaixo para
CONHECER TUDO!

[forminator_form id="5012"]

Preencha abaixo para
CONHECER TUDO!

[forminator_form id="5012"]

Preencha abaixo para
CONHECER TUDO!

[forminator_form id="5012"]

Fale com um consultor

Pesquisar