Sempre à frente, nossa equipe de qualidade apresenta algumas mudanças que a ISO 9001:2015 irá trazer para o âmbito de gestão da qualidade.
ISO com Foco no PDCA
O sistema de gestão ISO se baseia no PDCA, mas na versão 2015 isso fica ainda mais evidente. Com conceitos um pouco diferentes para a melhoria contínua, agora tratada apenas como melhoria, a nova versão traz ainda mais uma busca de todos os envolvidos pela real melhoria dos processos. Com a liderança compartilhada, não fica apenas a cargo do RD (Representante da Direção) encontrar novidades ou melhorias gerais. Será possível, inclusive, tornar pessoas responsáveis por certos indicadores. Esse tipo de mudança deve favorecer o engajamento das pessoas da organização que estão envolvidas com a gestão da qualidade e deve criar mais compromisso com os colaboradores.
Riscos
Um dos itens que trouxe mais mudanças por várias partes da ISO 9001:2015 é a análise, acompanhamento e alertas de riscos. A inclusão da gestão dos riscos pode ser encontrada, por exemplo, na inclusão de alertas para caso um item de uma Inspeção de Serviço seja dado como reprovado ou medidas a serem tomadaspara previnir outras não conformidades. Essa nova medida se alinha com o que já está presente em outras normas, como a ISO 14001 e 18001, que já trabalham com esse conceito de risco. A implantação dos acompanhamentos dos riscos pode ser simples e deve trazer ganhos tanto de performance como a diminuição de outras não conformidades, uma vez que alguns alertas podem ser tratado como ações preventivas.
Informação implementada
A nova versão da norma ISO 9001:2015 extinguiu os termos “Documento” e “Registros” , substituindo-os pelo termo “Informação Documentada”. Essa alteração não trará muitas mudanças, no entanto, tende a melhorar o entendimento do que é tratado como evidência. Muitas vezes os procedimentos das empresas possuíam uma certa ambiguidade ou incerteza do que se tratava como evidência, por isso, a modificação é muito bem vinda para quem acompanha a qualidade não como uma “obrigação”, mas vê o sistema de gestão como um auxílio para realmente melhorar os processos da empresa. Saiba mais como o Stant irá te ajudar a fazer a transição para a nova versão da norma. Com o Stant você fica por dentro de toda a sua obra, pois todas as informações ficam disponibilizadas de uma forma simples e direta. Você vai ter sua obra em suas mãos.