A cada dia mais as empresas e engenheiros se preocupam com o desperdício, com a geração de resíduos e, principalmente, com a redução de custos. A sustentabilidade tem sido um dos principais focos das empresas de todas as áreas de atuação, inclusive setor da construção civil.
Gerenciar um canteiro de obras de maneira correta é um dos principais fatores para que uma obra mantenha-se sustentável e que os seus custos sejam reduzidos. A administração com foco nesses objetivos engloba a gestão de materiais, a escolha da equipe, organização do canteiro, empresas parceiras e fornecedores.
Se quiser reduzir os custos, confira neste post 4 escolhas sustentáveis para economizar em obras!
1. Analisar os gastos do projeto
Para economizar em uma obra é fundamental que os engenheiros façam um levantamento e um estudo de todos os gastos para a sua conclusão. Isso além de facilitar o planejamento do canteiro de obras e dos processos, permite que os gestores detectem os pontos que carecem de cortes e os gargalos que podem impactar o projeto.
A análise dos gastos é o primeiro passo a ser dado para que os engenheiros consigam economizar em obras e garantir que os prazos de entrega sejam devidamente atendidos.
2. Selecionar corretamente os funcionários
A melhor forma de evitar desperdícios e reduzir o a quantidade de lixo e resíduos é contando com um time qualificado. Funcionários bem instruídos e capacitados sabem da importância de se manter o ambiente limpo e reduzir a quantidade de dejetos produzidos, mantendo a obra sustentável e reduzindo os custos.
Portanto, é muito importante que os engenheiros tomem muito cuidado ao contratar pedreiros, serventes e mestres de obra. Deve-se pesquisar as referências e entrevistar devidamente os funcionários, garantindo que o time seja qualificado e focado em reduzir os custos.
3. Certificar-se do uso de materiais de forma consciente
Além de contar com um time qualificado, os engenheiros devem também constantemente conversar com os funcionários e conscientizá-los em relação ao uso de insumos e materiais. Dessa forma consegue-se reduzir os gastos com suprimentos e otimizar a obra.
Algumas dicas simples para conscientizar os funcionários são: reuniões semanais para debater assuntos relacionados ao uso de materiais e produção de dejetos, campanhas de conscientização e painéis informativos. Tudo isso ajuda a instruir os colaboradores e garantir o bom andamento da obra.
4. Utilizar a tecnologia
Por último, para economizar em obras e garantir a sustentabilidade é imprescindível que os engenheiros façam o uso da tecnologia. Atualmente existem diversos aplicativos e softwares que permitem que os engenheiros monitorem a obra constantemente, tendo controle sobre o estoque, uso de materiais, apropriação dos funcionários e desperdício.
Esse gerenciamento garante que os processos sigam o planejamento, fazendo com que a obra seja entregue no prazo. Além disso, consegue-se detectar falhas operacionais e principalmente reduzir o custo do projeto, garantindo maiores lucros.
Agora que você já sabe como economizar em obras, aproveite e compartilhe o post nas redes sociais e ajude os seus colegas de profissão a alcançarem melhores resultados em seus projetos!