Como fazer um controle eficiente dos gastos da obra?

A engenharia civil sempre desempenhou um importante papel na formação de nossa sociedade. Com suas técnicas e produtos, a maioria das pessoas desfrutam de conforto e comodidade em suas rotinas pessoais e profissionais. Por isso, um engenheiro civil deve realizar suas funções com muita eficiência e qualidade.

Atualmente, o mercado consumidor está muito concorrido, e, assim, é fundamental realizar uma obra dentro dos prazos e reduzir despesas em suas atividades.

Um canteiro de obras é um local em que vários profissionais trabalham. Todos eles devem estar em conjunto para que tudo aconteça como foi planejado. Alguns engenheiros têm dificuldades para gerenciar e controlar seu empreendimentos, atrapalhando o controle dos gastos da obra — e em situações mais extremas, isso pode trazer péssimas consequências para sua carreira profissional.

Por isso, o nosso post de hoje vai abordar o assunto e citar, também, as principais despesas para a engenharia civil e como elas podem ser reduzidas. Aproveite a leitura!

Qual a importância de fazer um controle de gastos da obra?

Infelizmente, a construção civil é um dos setores econômicos que mais desperdiça materiais e recursos em nosso país. Muitas gestões não controlam suas despesas e acabam gastando mais do que poderiam, e a falta de planejamento — e de conhecimento — são as principais causas dessas ocorrências e atrapalham o desempenho de várias construtoras.

Quando um engenheiro civil não sabe o custo de cada atividade em seu canteiro ou como e quando elas devem ser realizadas, há algo de errado em sua administração e ele precisa tomar uma atitude o quanto antes.

Para que isso aconteça, é essencial planejar todos os trabalhos a serem realizados, não importando o porte da obra em análise. Antes de tomar qualquer atitude, deve-se criar um cronograma para nortear o planejamento das atividades. A compra de materiais também é outra questão muito relevante para o controle de gastos da obra.

Alguns insumos podem ser comprados todos de uma vez, a fim de aproveitar boas oportunidades de negociação. Já outros materiais podem ser adquiridos em etapas, facilitando o armazenamento e logística dos processos.

Apesar disso tudo, imprevistos ainda podem acontecer a qualquer momento, como em acidentes de trabalho ou na ausência de funcionários. Portanto, esteja preparado para solucioná-los da melhor maneira possível, sem que o prazo de entrega seja colocado em risco.

Quais são os principais custos da obra?

Todo canteiro tem características e especificidades que o torna diferente dos demais. Porém, algumas despesas existem em todos eles. Veja-as abaixo.

Infraestrutura

A maioria das obras nacionais ainda são realizadas em concreto, fazendo com que esse material seja um dos mais consumidos no Brasil. No ano de 2014, o consumo total de concreto alcançou 65 milhões de toneladas.

A infraestrutura de concreto é uma das partes mais relevantes de uma obra. Ela comporta os carregamentos e distribui as cargas para o solo, dando segurança e tranquilidade para seus usuários. Por causa disso, os processos de concretagem devem ser muito bem realizados. Qualquer deslize ou erro pode atrapalhar o desempenho de toda a gestão.

Antes de realizá-los, analise os seguintes fatores:

  • condições e posicionamento de formas e escoramentos;
  • uso das armações conforme indicado no projeto de estrutura;
  • criação um cronograma adequado às etapas de concretagem;
  • treinamento da equipe responsável por essa função;
  • verificação do fck, das dimensões dos agregados e de todas as outras determinações do engenheiro projetista;

Recursos humanos

As atividades da engenheira civil devem ser realizadas por profissionais bem treinados e capacitados. De nada adianta tentar construir uma maravilha do mundo moderno se sua equipe de trabalho não está capacitada para isso. Então, tenha muita atenção na hora de contratar um funcionário para seu canteiro.

Conheça seu histórico profissional e veja se suas qualificações estão adequadas às suas exigências. Na maioria dos casos, essa mão de obra é terceirizada, o que exige muita disciplina e jogo de cintura do engenheiro responsável.

Muitos tentam contratar o serviço mais barato nessas horas, o que pode ameaçar as particularidades da obra. Desse modo, saiba equilibrar os critérios financeiros e de qualidade e monte um time de trabalho muito eficiente.

Acabamento

Existem vários tipos de acabamento hoje em dia. Eles podem ser bem simples e baratos ou luxuosos e caros. O padrão da obra e dos futuros clientes determinam quais materiais devem ser utilizados. Além do mais, a execução dos acabamentos exige diferentes tipos de profissionais. Portanto, saiba planejar e adequar os materiais de sua obra às expectativas que o mercado tem.

Como fazer um controle de gastos de maneira eficiente?

O acompanhamento das atividades é a melhor maneira para se fazer o controle de gastos da obra. Com ele, é possível monitorar a evolução dos processos e analisar se o que foi planejado está sendo executado.

Nessas horas, o uso de uma ferramenta tecnológica é uma ótima opção para quem deseja evitar atrasos e aumentar a produtividade. Um software de gestão de obras facilita o entendimento das etapas do empreendimento e do cálculo da quantidade de materiais utilizados.

Com relatórios automatizados, ele permite uma análise quantitativa e qualitativa do desempenho da obra. Por se tratar de uma solução mobile, um engenheiro civil conta com a rastreabilidade do concreto, medições detalhadas e um diário de obra na nuvem a qualquer momento ou lugar.

Se você lida com mais de uma obra ao mesmo tempo, não se preocupe. Ao utilizar essa ferramenta, você tem mais autonomia e segurança para tomar decisões e acompanhar tudo o que acontece com muita facilidade e tranquilidade. Essa plataforma permite a coleta de informações e dados remotamente, facilitando a conferência de relatórios.

Como você pode perceber, o sucesso de um profissional da construção civil depende do uso de técnicas e tecnologias avançadas e que o ajudam no controle dos gastos da obra. Tentar realizar suas funções sem planejá-la é uma péssima atitude.

Portanto, saiba tudo o que deve ser realizado em seu canteiro e utilize materiais e funcionários que cabem em seu orçamento, sem que a qualidade dos serviços seja colocada em risco.

Então, o que você achou do nosso conteúdo? Quer utilizar uma solução tecnológica eficiente e que vai melhorar os resultados de sua gestão de custos? Basta entrar em contato com a nossa empresa!

Buscar

CONCREMAT

Maior empresa gerenciadora de obras do Brasil, de acordo com o ranking da revista “O Empreiteiro”, a Concremat buscava, em 2017, melhorar seu processo de gerenciamento, com foco em inovação. Através de uma parceria com a ACE, a empresa selecionou o Stant para atender esse desafio.

De início, o objetivo era padronizar os documentos de inspeção e a comunicação entre todos os envolvidos nas obras gerenciadas numa unidade da empresa que tem alguns grandes clientes, com mais de 600 obras simultâneas por mês. Com o Stant, houve uma redução significativa do tempo para elaboração dos relatórios de visitas e, dessa forma, o vistoriador ganhou mais disponibilidade para analisar os dados e focar em gerir mais obras.

Outro benefício do uso do Stant foram informações em tempo real e mais precisas. O número de usuários foi triplicado, e multiplicou-se por dez a quantidade de dados utilizados no Stant diariamente. No fim do dia, o Stant gerou um melhor atendimento para os clientes da Concremat, permitindo aos gestores aumentar sua capacidade de atuação em mais obras e mais clientes.

Preencha abaixo para
CONHECER TUDO!

[forminator_form id="5012"]

Preencha abaixo para
CONHECER TUDO!

[forminator_form id="5012"]

Preencha abaixo para
CONHECER TUDO!

[forminator_form id="5012"]

Preencha abaixo para
CONHECER TUDO!

[forminator_form id="5012"]

Fale com um consultor

Pesquisar