Por que relatórios automatizados ajudam na tomada de decisão nas obras?

Quem acompanha o nosso blog sabe como as tecnologias são importantes para o bom desempenho de uma obra. Com o passar do tempo, novas ferramentas e equipamentos surgem no mercado e é fundamental utilizá-los em sua rotina de trabalho.

A atuação de um engenheiro civil envolve uma série de fatores para que tudo dê certo em seu canteiro. Esse profissional precisa gerenciar funcionários, negociar com fornecedores, se manter atualizado com as novidades da construção civil e respeitar os prazos de entrega em seus empreendimentos.

Tentar realizar todas essas atividades sem o auxílio de tecnologias é uma tarefa difícil e que traz péssimos resultados para a gestão. Por isso, os relatórios automatizados podem ser utilizados e ajudá-lo nessas horas.

Mas você, nosso leitor, sabe o porquê disso? Pois então, este post vai mostrar um pouco mais sobre os desafios enfrentados por engenheiros civis em nosso país e como os relatórios automatizados proporcionam um diferencial competitivo para se destacar no mercado.

Como é a rotina de quem não utiliza relatórios automatizados e quais os riscos de trabalhar assim?

A engenharia sempre teve grande importância para a qualidade de vida das pessoas, pois é com ela que é possível criar edificações e infraestruturas capazes de proteger a integridade de cada indivíduo. Desse modo, ela se transforma à medida que o tempo passa.

Antigamente, as atividades eram todas manuais e trabalhosas. Hoje em dia, os avanços tecnológicos permitem que os engenheiros realizem projetos cada vez mais ousados e arrojados.

Além disso, o mercado se tornou muito exigente. A atual norma de desempenho NBR 15575 deu muito poder aos consumidores ao indicar os padrões mínimos de qualidade que toda edificação deve ter.

Assim, quem não utiliza algum tipo de tecnologia, como os relatórios automatizados, coloca em risco a obtenção de resultados positivos.

Isso acontece, pois o canteiro de obras é um local dinâmico e que acontecem várias atividades ao mesmo tempo. O menor descuido ou desatenção pode fazer a diferença para se evitar acidentes, melhorar o fluxo de mercadorias e funcionários, e racionalizar os custos.

Nesses casos, é necessário confiar em anotações que nem sempre são realizadas pela mesma pessoa. Essa rotina cria vários obstáculos para a otimização dos processos e dificulta o planejamento dos trabalhos.

Por exemplo, um estagiário está digitalizando o relatório escrito pelo engenheiro responsável pela obra. Por causa de algumas letras elegíveis, ele comete um erro e acaba registrando informações que não condizem com a realidade. Quem analisar esse relatório pode tomar decisões equivocadas e que atrapalham o desempenho do canteiro.

Por que investir em relatórios automatizados?

É perceptível que as informações de uma obra devem ser analisadas com eficiência e transparência, não é mesmo? Como vários profissionais atuam em um canteiro, é fundamental contar com um serviço acessível e entendível por todos.

Os relatórios automatizados são alimentados e produzidos com informações em tempo real por aqueles que têm acesso ao sistema. Esses dados são armazenados na nuvem e oferecem a mobilidade e a praticidade que todo engenheiro precisa.

Como consequência disso, é possível melhorar a comunicação na gestão e democratizar as atividades. O engenheiro não precisa mais pedir aos estagiários ou auxiliares para transmitir informações e determinar ordens.

A confiabilidade dos dados também aumenta muito, já que eles são coletados diretamente da fonte e atualizados à medida que as atividades vão acontecendo.

Quais são os benefícios para a tomada de decisão?

As vantagens proporcionadas pelos relatórios automatizados são variadas e encontradas em todos os tipos de obras, não importando os seus objetivos ou tamanhos. Abaixo, mostramos alguns de seus principais exemplos:

Redução de despesas

Os fatores financeiros são essenciais para o sucesso de qualquer negócio, e não poderia ser diferente para uma construtora. Seus empreendimentos são planejados e construídos para atender as demandas do mercado e gerar lucros.

Uma obra desorganizada e que não utiliza ferramentas tecnológicas dificilmente alcança esses objetivos. Em vista disso, as plataformas web e mobile devem ser aplicadas o quanto antes em sua rotina de trabalho para reduzir custos e otimizar a produção de todos.

Homem lendo relatórios automatizados para se destacar no mercado

Tomada de decisões mais eficientes

Geralmente, um engenheiro civil é responsável por mais de uma obra ao mesmo tempo. Quem tenta controlar e gerenciar as informações de todas elas sozinho está fadado ao fracasso.

Os relatórios automatizados tornam mais fáceis a descoberta de insights que não seriam tão claros com os processos manuais.

Como consequência disso, o orçamento é aprimorado e os recursos são utilizados com mais praticidade. Ao ter menos gastos, você aloca o capital de melhor maneira e mitiga erros.

Além do mais, eles ajudam a perceber padrões e a comparar indicadores, a fim de tomar decisões mais inteligentes.

Melhoria do ambiente de trabalho

Um engenheiro é um profissional extremamente importante para a construção civil. Entretanto, todos os outros funcionários de uma obra também desempenham um papel importante para evitar retrabalhos e, assim, aumentar a eficiência dos processos.

Todo o time deve estar engajado e focado em um só objetivo: prezar pela qualidade da obra e entregá-la dentro do prazo estipulado. Os relatórios automatizados ajudam no acompanhamento da performance de cada um deles.

Ao avaliar o estado de espírito dos funcionários, é possível encontrar e solucionar problemas em suas rotinas e aumentar a satisfação da equipe. Na verdade, os funcionários são o coração da empresa, portanto, é necessário organizá-los e motivá-los de maneira correta.

As tecnologias já fazem parte do dia a dia da maioria das pessoas. Atualmente, o envio de mensagens instantâneas e as redes sociais permitem a integração e facilitam a troca de informações.

O setor construtivo também se beneficia e exige o uso de novos produtos e ferramentas. Os relatórios automatizados já não são diferenciais para quem deseja se destacar no mercado. Eles são necessários para acompanhar as inovações e prestar um serviço com muita qualidade e segurança.

Desse modo, faça uma pesquisa e encontre um parceiro de trabalho pronto para atender às suas demandas, ajudá-lo a superar obstáculos e tomar decisões mais eficientes.

E então, o que você achou do nosso conteúdo? Quer encontrar as melhores soluções em tecnologia para a construção civil? Basta entrar em contato com a nossa empresa!

Buscar

CONCREMAT

Maior empresa gerenciadora de obras do Brasil, de acordo com o ranking da revista “O Empreiteiro”, a Concremat buscava, em 2017, melhorar seu processo de gerenciamento, com foco em inovação. Através de uma parceria com a ACE, a empresa selecionou o Stant para atender esse desafio.

De início, o objetivo era padronizar os documentos de inspeção e a comunicação entre todos os envolvidos nas obras gerenciadas numa unidade da empresa que tem alguns grandes clientes, com mais de 600 obras simultâneas por mês. Com o Stant, houve uma redução significativa do tempo para elaboração dos relatórios de visitas e, dessa forma, o vistoriador ganhou mais disponibilidade para analisar os dados e focar em gerir mais obras.

Outro benefício do uso do Stant foram informações em tempo real e mais precisas. O número de usuários foi triplicado, e multiplicou-se por dez a quantidade de dados utilizados no Stant diariamente. No fim do dia, o Stant gerou um melhor atendimento para os clientes da Concremat, permitindo aos gestores aumentar sua capacidade de atuação em mais obras e mais clientes.

Preencha abaixo para
CONHECER TUDO!

[forminator_form id="5012"]

Preencha abaixo para
CONHECER TUDO!

[forminator_form id="5012"]

Preencha abaixo para
CONHECER TUDO!

[forminator_form id="5012"]

Preencha abaixo para
CONHECER TUDO!

[forminator_form id="5012"]

Fale com um consultor

Pesquisar