Como fazer uma gestão de qualidade em obras de forma eficiente?

Aqueles que trabalham na construção civil sabem a importância da qualidade na área, e como as atividades que envolvem o planejamento e a execução de um projeto de obra são muito complexas. Em diversas ocorrências, o engenheiro civil precisa resolver problemas relacionados à gestão financeira, logística, de pessoal e, até mesmo, erros de previsão de uso de material.

Além das situações emergenciais que podem surgir em qualquer obra, tudo se agrava se a construtora não contar com mão de obra qualificada, o que pode prejudicar o andamento do projeto.

Como resolver esses e outros problemas?

É possível superar as situações mais problemáticas por meio do uso de estratégias e tecnologias que possibilitam a realização da gestão de qualidade em obras de forma eficiente.

Elaboramos este artigo para que você entenda por que esse tema é tão importante e como executar a gestão de qualidade no seu dia a dia. Confira!

Controle de qualidade na obra: por que é tão importante?

As relações no mercado de construção civil vão mudando com o passar do tempo. Com isso, as soluções que deram certo durante um determinado período no passado passam a ser insuficientes no presente.

O público está cada vez mais informado e consciente sobre muitas questões. Novas políticas de segurança e novos padrões normativos de qualidade estão sendo elaborados e fiscalizados para que os projetos estejam de acordo com as reais demandas das pessoas e do meio ambiente, como a exigência do uso de equipamentos de proteção individual para que acidentes sejam evitados e a vida seja preservada com segurança, principalmente no canteiro de obras.

Além disso, com um controle de qualidade adequado é possível reduzir e, até mesmo, eliminar erros que comprometem a qualidade dos empreendimentos e falhas que podem atrasar ou inviabilizar a continuidade da obra.

A gestão de qualidade na construção civil deve considerar de forma essencial o uso de técnicas e estratégias para o aumento de produtividade, priorizando a redução de riscos à vida e seguindo normas que garantam as principais certificações do mercado.

ISO 9001 na construção civil

Essa norma dita quais são os requisitos que devem ser atendidos pelas construtoras nos projetos de construção civil, especificamente acerca do Sistema de Gestão de Qualidade (SQG) utilizado para gerenciamento das obras.

Desde a contratação de pessoal até a entrega das chaves, a ISO 9001 na construção civil, quando seguida de forma efetiva, garante a máxima qualidade do empreendimento, devido aos padrões de gestão de qualidade que são estabelecidos.

Um dos pilares da ISO 9001 é garantir a satisfação do cliente. Portanto, para atender a esse requisito, é imprescindível que toda a equipe tenha as devidas condições e esteja empenhada com o propósito de executar todas as etapas com o máximo de qualidade.

A ISO 9001 reconhece que um dos grandes desafios para manter a qualidade na construção civil é a realização de uma inspeção processual segura e assertiva, por isso prevê a realização de um monitoramento contínuo, desde o início do planejamento até a entrega do empreendimento.

Para obter esse certificado, as construtoras devem contar com um sistema de gestão de alta qualidade, a fim de que seja promovido um controle eficiente dos seus processos internos, resultando na execução de um projeto seguro que certamente satisfará os clientes.

Entenda os pilares do controle de qualidade em obras civis

Existem muitos pontos que influenciam a qualidade de um projeto, mas separamos os três mais importantes, considerados fundamentais para a garantia de um planejamento coerente com as necessidades da realidade.

Fornecedores

Faça uma relação apenas dos fornecedores que tenham excelente reputação e de preferência com os quais já tenha trabalhado antes e possa assegurar a confiabilidade e o compromisso.

É relevante buscar o melhor custo-benefício, mas a economia nunca deve ser feita em detrimento da qualidade.

Os materiais precisam chegar no prazo, dentro da organização de logística planejada, e devem ser de alta qualidade. É preciso trabalhar com fornecedores que garantam a qualidade do material que vendem e que cumpram com os prazos de entrega.

Serviços próprios e terceirizados

A construtora e os gestores devem assegurar que os seus colaboradores são capacitados e aptos a executar as atividades mantendo o alto padrão de qualidade da obra, assim como os serviços terceirizados devem estar no mesmo patamar.

Devem ser utilizados sistemas e tecnologias que auxiliam a gestão e o controle da qualidade na construção civil por meio do acompanhamento e da supervisão de todas as fases do projeto.

Além disso, é necessário definir requisitos e parâmetros próprios, baseados na ISO 9001 e em outras normas, para verificar os custos, a qualidade das etapas, os recursos, os colaboradores, os riscos, entre outros fatores.

Materiais

A qualidade dos materiais é um fator determinante para a entrega de um produto final seguro que atenda às necessidades e expectativas dos clientes e do mercado. Para isso, uma das normas mais importantes a ser seguidas com atenção é a NBR 15575.

Com foco em atender aos requisitos dessa norma, que versa desde a fundação da obra até a cobertura, é fundamental adotar um padrão alto de qualidade para a garantia de que todos os materiais utilizados estejam no mesmo nível. Caso contrário, é impossível entregar um produto de qualidade.

Igualmente importante é promover uma boa gestão do local onde os materiais serão armazenados, observando o vencimento, a umidade, o calor, entre outros pontos, para a garantia de que seja mantida a qualidade dos produtos.

Como fazer o planejamento do controle de qualidade

Para colocar a mão na massa e começar a fazer uma gestão de controle de qualidade em obras da construção civil de forma assertiva, é fundamental realizar um bom planejamento.

O momento que antecede a execução de qualquer obra, ou seja, o planejamento, é a parte que define como todos os outros processos do projeto sucederão. Se o tempo necessário for investido com qualidade para a construção e avaliação do planejamento, todas as tomadas de decisões necessárias serão realizadas de forma mais segura.

Para fazer um planejamento que possibilite uma gestão eficiente, é necessário observar os seguintes pontos. Confira!

Escopo

Os gestores devem definir as condições exatas do local onde a obra será executada e de todas as exigências que precisam ser implementadas para a garantia da qualidade. Nesse momento, devem ser planejadas quais manutenções serão realizadas e com qual frequência ocorrerão.

Todas as condições da obra devem ser avaliadas para a determinação de prioridades. Nesse contexto, pode ser identificada a necessidade de treinamento de pessoal e de melhorias estruturais, assim como de aquisição de novos equipamentos.

Execução

O grande desafio é começar a implementar o que foi definido no planejamento. O principal ponto sobre a execução é que os gestores devem garantir que o projeto seja seguido conforme sua predefinição. 

Somente um acompanhamento constante assegura que o processo produtivo seja controlado para que os serviços e as atividades estejam de acordo com o produto final esperado.

Verificação

É necessário seguir os critérios e requisitos previamente planejados para analisar e avaliar de forma detalhada todos os processos de qualidade na construção civil que estão em andamento. Para tanto, devem ser definidas auditorias internas e externas com vistas a averiguar o desempenho da implantação do sistema de qualidade.

Isso não garante que falhas não ocorram, mas assegura a redução de erros, e em casos de situações emergenciais a equipe estará munida de informações e recursos para tomar decisões ágeis e eficientes.

Entrega

A ISO 9001 aponta a importância de garantir a entrega de um produto que satisfaça as expectativas e necessidades dos clientes. Por isso, além da vistoria contínua durante o processo de construção, é preciso garantir a realização de uma avaliação detalhada de todos os pontos quando o empreendimento estiver pronto e prestes a ser entregue.

Esse processo também garante a elaboração de um planejamento de manutenções futuras que aponte exatamente em quais aspectos o produto precisará de mais atenção e com qual frequência.

Quais práticas podem ser adotadas na gestão de qualidade na construção civil?

Os processos de controle de qualidade na construção civil seguem os princípios do PDCA, que vem do inglês “Plan, Do, Check, Act/Adjust” e pode ser traduzido como “Planejar, Desenvolver, Verificar, Agir/Ajustar”.

Aqui, vemos mais uma vez que planejamento está em primeiro lugar, e que a análise e a verificação da execução dos processos são passos essenciais.

  • Planejar para entender as delimitações, estabelecer os custos, prazos e cronogramas.
  • Desenvolver para colocar em prática as atividades previamente estabelecidas.
  • Verificar para avaliar se os processos estão sendo executados de acordo com o planejamento, prever os riscos e definir novas soluções, caso necessário.
  • Agir/Ajustar para dar seguimento ao projeto com as informações atualizadas que ligam o que foi planejado à realidade do que está sendo executado, sempre buscando equilíbrio entre esses pontos.

Como a tecnologia atua no controle de qualidade em obras civis

Uma coisa é garantida: a gestão de obras é uma atividade complexa que abrange diversas tarefas e geralmente conta com a participação de uma grande equipe.

Como realizar de forma eficiente?

A resposta está na tecnologia! Somente plataformas virtuais com armazenamento seguro em Nuvem, atualização de informações em tempo real e acesso remoto por meio de smartphone, tablet ou computador conectado à internet dão conta de atender às necessidades da realidade de quem trabalha diariamente em um canteiro de obras ou escritório de uma construtora.

A tecnologia é capaz de agilizar a atualização de dados de forma muito mais precisa, realizar o acompanhamento das etapas da construção, facilitar o acesso a informações para os gestores e, portanto, contribuir para a realização de uma gestão de qualidade.

Saiba como a Stant pode ajudar

Pensando em todas as dificuldades e desafios do setor para a qualidade da construção civil, a Stant vem desenvolvendo soluções específicas para construtoras e profissionais dessa área.

Com a plataforma da Stant é possível:

  • realizar uma gestão eficiente com base na elaboração e no acompanhamento do planejamento e cronograma baseados em informações específicas de cada projeto;
  • realizar o acompanhamento da entrega dos materiais e equipamentos;
  • acompanhar a conclusão de etapas;
  • avaliar a qualidade de atividades concluídas;
  • visualizar os custos definidos e atualizar conforme necessário;
  • gerar relatórios de forma prática;
  • compartilhar todas as informações sobre o projeto em tempo real; e
  • acessar todos os documentos de qualquer lugar.

Essas e outras vantagens do uso da plataforma da Stant garantem que a obra seja executada com o mínimo possível de erros e desvios e, principalmente, que os gestores tenham recursos para tomar decisões práticas e eficientes sobre o uso dos recursos financeiros, a entrega de materiais e a adaptação do cronograma, em quaisquer situações emergenciais.

Quer saber como é possível garantir a qualidade e aumentar a produtividade em suas obras? Entre em contato com a Stant. Clique aqui!

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Até a próxima!

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CONCREMAT

Maior empresa gerenciadora de obras do Brasil, de acordo com o ranking da revista “O Empreiteiro”, a Concremat buscava, em 2017, melhorar seu processo de gerenciamento, com foco em inovação. Através de uma parceria com a ACE, a empresa selecionou o Stant para atender esse desafio.

De início, o objetivo era padronizar os documentos de inspeção e a comunicação entre todos os envolvidos nas obras gerenciadas numa unidade da empresa que tem alguns grandes clientes, com mais de 600 obras simultâneas por mês. Com o Stant, houve uma redução significativa do tempo para elaboração dos relatórios de visitas e, dessa forma, o vistoriador ganhou mais disponibilidade para analisar os dados e focar em gerir mais obras.

Outro benefício do uso do Stant foram informações em tempo real e mais precisas. O número de usuários foi triplicado, e multiplicou-se por dez a quantidade de dados utilizados no Stant diariamente. No fim do dia, o Stant gerou um melhor atendimento para os clientes da Concremat, permitindo aos gestores aumentar sua capacidade de atuação em mais obras e mais clientes.

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