Controlar o tempo é um dos maiores desafios nos processos de construção civil, mesmo pelos gestores experientes. A execução da obra envolve diversas variáveis que podem interferir nos custos, na qualidade e atrasar o andamento da obra com imprevistos como o clima.
Buscar melhorias, no entanto, é uma tarefa de todo gestor competente. Por isso, é importante saber organizar o tempo e direcionar a equipe. Alguns fatores são essenciais nesse processo, tais como:
1. Planejamento
2. Mapear as informações detalhadamente
3. Perspectiva macro do projeto
4. Utilização de tecnologia
Entenda melhor como isso pode otimizar o tempo da construção.
Como um planejamento pode ajudar nas obras?
A obra é um trabalho em equipe, que deve ser pensada a longo prazo para que funcione. Todas as funções estão interligadas, por isso, elaborar metas claras em cada etapa é importante para que a evolução da obra seja contínua e não fique esbarrando em problemas não resolvidos.
– Crie marcos (milestones) mensuráveis para atingir as metas;
– Crie um cronograma que seja acessível a todos;
– Elabore checklists com tarefas a serem cumpridas por prioridade;
– Identifique os progressos e os atrasos.
O planejamento deve estar aliado ao monitoramento. Não adianta ter um ótimo planejamento que fique guardado numa gaveta. Cada etapa deve ser analisada para que o gestor esteja ciente da aplicabilidade do projeto.
O estudo de um bom planejamento é feito com informações e dados sempre atualizados, que permitam detectar alguma irregularidade e corrigi-la antes que afete o andamento da obra, como o clima e a alocação de insumos.
Quanto mais detalhamento melhor!
Os avanços da obra podem ser melhor analisados a depender de como é feita a criação e o gerenciamento das etapas. Quanto mais metas detalhadas e bem distribuídas, mais fácil fica de identificar o que está sendo realizado.
Isso possibilita que o gestor faça remanejamentos da equipe e das atividades a depender de como está a entrega dos serviços, solucionando possíveis problemas e atingindo, assim, objetivos maiores e mais distantes a tempo.
Saiba ter uma visão geral do planejamento
Para que seja possível traçar as melhores estratégias, no entanto, é preciso que o gestor seja líder e saiba olhar como cada função está interligada com as outras, como a finalização de uma interfere no início da outra, por exemplo.
É ter perspectiva.
E não só olhar para dentro de uma obra específica. Saber trazer as experiências de trabalhos anteriores é fundamental para saber estabelecer os prazos e lidar com a obra, identificando áreas em que o trabalho flui melhor e exija mais velocidade de execução.
Para isso, é importante que cada área tenha bons profissionais responsáveis, permitindo que o gestor tenha esse espaço para pensar o projeto amplamente.
Faça uso de tecnologias
A capacidade de organizar todas as informações que uma obra produz e demanda pode ser prejudicada caso essa organização seja feita em papéis que serão perdidos ou engavetados. Além disso, a tecnologia já oferece plataformas que organizam essas informações fazendo com que elas estejam acessíveis em qualquer lugar e a qualquer hora.
O mapeamento e controle de equipes fica muito mais fácil de ser executado com o auxílio de apps. Planejar, executar, verificar e corrigir: tudo isso pode ser notificado através de dispositivos móveis que não perderão a informação. Essa gestão inteligente ajuda o gestor a diminuir custos, prazos otimizar o tempo de maneira eficiente.