Os melhores edifícios do mundo não são medidos apenas pela sua segurança ou design. A sustentabilidade desempenha um papel vital na longevidade e atração do ambiente construído. Uma coisa é certa, a tendência de sustentabilidade nas construções veio para ficar. Desde o ponto de entrada, no qual o consumo de energia e a pegada de carbono são minimizados, até na gestão de resíduos, reciclagem, reaproveitamento de água e iluminação. Afinal, apesar do investimento, esse tipo de construção permite a recuperação do investimento ao longo dos anos, além de ser socialmente responsável, visto que ajuda a preservar o meio ambiente. Os grandes edifícios de cinco e seis estrelas hoje construídos contam com fatores de design e sustentabilidade em mente.
Bank of America Tower – Nova York, EUA
O design do arranha-céu de 366m e 55 andares localizado na área de Midtown de Manhattan, em Nova York, é o que o torna um dos edifícios de escritórios mais ecológicos dos EUA. As características verdes incluem janelas do chão ao teto isoladas para luz natural, sistema de captura de água da chuva reutilizável e são construídas com materiais recicláveis. É também o primeiro arranha-céu projetado para obter uma Certificação LEED Platinum.
Council House – Melbourne, Austrália
O primeiro edifício de escritórios na Austrália a atingir uma classificação máxima de seis “Estrelas Verdes”, o Council House tem muitos recursos ecológicos, incluindo 85% de consumo de eletricidade reduzido, usina de cogeração a gás para reduzir as emoções de carbono, iluminação T5 que consome menos energia e 48m² de painéis solares.
Torre de Shanghai – China
O arranha-céu foi considerado torre comercial mais ecológica concluída em 2015. O projeto conta com uma fachada de vidro numa inclinação de 120° para reduzir as cargas de vento no prédio em 24%, e um terço do seu interior é dedicado a um espaço verde público. O edifício também é alimentado por turbinas eólicas e é construído com uma alta porcentagem de materiais reciclados.
One Angel Square – Manchester, Reino Unido
Um edifício de escritórios localizado em Manchester, o One Angel Square alcançou a maior pontuação BREEAM registrada em uma grande construção, tornando-se um dos edifícios mais sustentáveis do mundo. O One Angel Square tem um sistema de reciclagem de água usado e coleta de água da chuva, bem como projeto de construção solar passiva. A usina de calor e energia de cogeração sustentável do edifício também utiliza biocombustível e óleo de cozinha usado.
Centro de Convenções de Vancouver – Canadá
O telhado vivo, o aquecimento e resfriamento da água do mar, o tratamento de água no local e o habitat dos peixes construídos na fundação do Edifício fazem dele um dos centros de convenção mais ecológicos do mundo. O centro recicla uma média de 180.000 quilos de materiais anualmente, quase metade do volume total de resíduos gerados. Evita produtos enlatados, utensílios descartáveis e pratos e doa restos de comida para instituições de caridade locais.
Leia o insight completo do STANT no eBook: “Manual da Engenharia Sustentável – Inove sua Maneira de Construir”.
Já disponível para download. ✔️