A indústria global da construção é uma das mais lucrativas e competitivas. Para licitar com sucesso em projetos, as empresas de construção devem executar uma operação eficiente, que seja proativa quanto à segurança e sustentabilidade e flexível o suficiente para responder às demandas do setor em evolução.
Dentro da estratégia de organização do canteiro de obras, não se pode deixar de observar as normas de segurança e qualidade. As primeiras são obrigatórias, determinadas pelas Normas Reguladoras (NRs) elaboradas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Já as Normas Brasileiras (NBRs) fazem parte do conjunto de regras de adequação a procedimentos de qualidade formulados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), mas não são obrigatórias.
Tanto as NRs quanto as NBRs são importantes para a obra, pois asseguram que não haverá riscos para as pessoas envolvidas no projeto.
As normas de segurança e qualidade promovem maior eficiência em todas as etapas da obra. A questão principal é: como implantar corretamente esses procedimentos?
Confira nossa checklist a seguir.
» Planejamento Prévio;
» Levantamento de Riscos;
» Verificação das Normas de Segurança;
» Planejar os Processos;
» Adoção de Equipamentos de Proteção Certificados;
» Orientar a Equipe;
» Adotar Posturas Preventivas;
» Fiscalização Final.
A certificação para qualquer um dos vários padrões ISO é um dos melhores investimentos que uma empresa de construção pode fazer. Os empreiteiros de construção têm credenciais integradas que os ajudarão a expandir seus negócios, mitigar os riscos de conformidade e responsabilidade e executar uma operação mais enxuta e mais responsiva em geral.
Para um insight completo de como administrar uma obra de forma completa e segura, baixe o nosso eBook:
“Guia para Alcançar uma Alta Organização no Canteiro de Obras” do STANT.
Lá contém todas as informações completas sobre o tópico e muito mais.
E aumente sua agilidade nos negócios com o software de gerenciamento de projetos!
Baixe agora. https://conteudo.stant.com.br/alta_organizacao_no_canteiro_de_obras