Patologias na construção civil: quais são as principais e como evitá-las?

O termo patologia é muito mais comum na área da medicina; entretanto, aqueles que têm aproximação com a construção civil já devem ter ouvido falar sobre a patologia das construções, principalmente em relação à concretagem. 

Os profissionais desta área precisam se manter informados para aprender a lidar com todas as questões complexas que envolvem a construção de empreendimentos. É muito importante conhecer o máximo de patologias possível, como também as estratégias para evitá-los de maneira prática e eficiente. 

Você conhece os tipos mais comuns de patologias na construção civil? Sabe como evitar esses problemas?

Leia este artigo até o final para entender o que são patologias nesta área, os principais tipos e o que fazer para evitá-las. Confira!

O que são patologias na construção civil?

Assim como acontece com o nosso corpo, diferentes tipos de doenças também podem acometer as estruturas das construções. Essas doenças são chamadas de patologias na construção civil.

Desde os primeiros momentos, logo após a realização da concretagem, a tendência natural é que as partículas sólidas que compõem o concreto comecem a ir para baixo. Ocorre perda de água e ar durante todo o processo, o que provoca uma redução significativa da massa ainda em estado chamado “plástico”, que significa que ainda não está dura. 

Então, durante a concretagem e o adensamento do material, caso alguma ação impeça que o concreto vá secando de forma saudável e homogênea, podem surgir as tais patologias que prejudicam a obra e chegam até a inviabilizar a continuidade dos projetos. 

Além de saber o que são as patologias construtivas, é importante entender as causas e o que deve ser feito para evitá-las. 

Quais são as principais causas de patologias na construção civil?

A qualidade do material, a forma como é armazenado e, principalmente, a falta de supervisão são fatores que influenciam de forma direta se uma obra terá ou não determinadas patologias. É muito importante que todas as leis e normas que determinam padrões de qualidade para construções sejam seguidas. 

Desde o planejamento da obra e a definição do cronograma até a execução das atividades, é fundamental que a construtora e os gestores façam uso de recursos que garantam a melhor gestão de obra

A utilização de uma plataforma de gestão de obras é fundamental para a garantia de que todos os pontos sobre o projeto, desde a sua elaboração, sejam devidamente analisados e as melhores decisões sejam tomadas por toda a equipe. 

A verdade é que as patologias podem aparecer em momentos diferentes em qualquer projeto de construção, inclusive anos após a entrega do empreendimento. Entretanto, atenção e cuidados podem evitar o aparecimento de problemas ou até mesmo possibilitar que sejam resolvidos de modo mais prático. 

Os tipos mais recorrentes de patologias na construção civil são causados por:

  • falhas na elaboração do projeto;
  • qualidade ruim dos materiais utilizados;
  • ausência de manutenção preventiva no canteiro de obras;
  • aplicação de material diferente do que foi calculado no projeto;
  • erros na execução das atividades; e
  • falta de manutenção preventiva ao longo dos anos de uso. 

Definitivamente, todas as causas apontadas acima podem ser evitadas. E muitas delas podem ser detectadas de forma simples, principalmente se a obra tiver um bom acompanhamento e uma plataforma de gestão para supervisão e fiscalização de todas as atividades. Vai ser muito difícil que uma construção que conte com um gerenciamento de obras eficiente deixe escapar qualquer detalhe que no futuro possa gerar um grande problema.

Conheça as principais patologias na construção civil

É preciso aprender como identificar os sinais que indicam o possível surgimento das patologias na construção civil, para agir em tempo hábil e sanar esses problemas de forma eficiente. 

Confira abaixo as características principais dos tipos mais comuns de patologias na construção civil

Trincas e fissuras

Esse tipo de problema pode até parecer inofensivo para quem não entende do assunto ou até mesmo para profissionais desatualizados. As fissuras e trincas ocorrem quando o concreto, no momento da mistura, por algum motivo não fica uniforme. 

Para evitar esse tipo de situação é importante que os profissionais tenham conhecimento técnico, específico e atualizado sobre concretagem para colocar as dosagens corretas durante o processo de mistura. 

Um controle de qualidade mais rigoroso e eficiente é capaz de garantir que o concreto tenha textura e densidade adequadas para o porte de cada obra. 

Porosidade

Este problema ocorre também por falta de controle de qualidade e conhecimento técnico. Para evitar situações como essa, é preciso trabalhar com sistemas que garantam supervisão total das atividades.

A porosidade ocorre quando o processo de preparação não é realizado de acordo com as boas práticas de construção. É preciso garantir que o concreto seja lançado o mais próximo possível do local definitivo e isso deve ocorrer antes que o material chegue ao chamado “ponto de pega”.

Quando o concreto precisar ser lançado de alturas que superem dois metros, é importante fazer uso de equipamento de apoio como trombas, calhas ou funis. Durante o planejamento, examine esses pontos e não se esqueça de atualizar os documentos da obra com essas informações. 

Infiltração

Esse é um dos problemas mais sérios e graves que podem acometer obras. A infiltração é causada por água, e umidade em excesso pode ocorrer por falta de medidas básicas de impermeabilização. 

Cada espaço de um empreendimento requer tipos diferentes de materiais, assim como a área externa requer uma resistência diferente da área interna. É preciso avaliar quais são os melhores produtos e técnicas em cada obra para escolher opções mais duradouras. 

Carbonatação

Esse tipo de problema acomete as estruturas metálicas da obra, como quando a camada de concreto não é suficiente para cobrir a estrutura de aço e protegê-la de processos corrosivos

Perceba que um problema como esse não ocorre simplesmente por uma fatalidade. Tem total relação com erros no projeto e no planejamento. É preciso garantir que a quantidade do material seja suficiente para atender ao padrão de qualidade da obra

Caso ocorra, assim que as corrosões são notadas os esforços da obra devem ser dedicados à solução do problema. Caso contrário, as deteriorações podem até mesmo comprometer as estruturas da construção de forma irreversível. 

Destacamento

Essa patologia ocorre quando há deslocamento entre peças de cerâmica e argamassa ou substrato. Como o revestimento não atua apenas como parte estética e sim como camada protetora das estruturas da edificação, quando há deslocamentos é indício de que futuros problemas estão por vir, se não forem tomadas medidas corretivas. 

Esse tipo de problema ocorre porque houve falha no planejamento, o que levou à aquisição de produtos e materiais incompatíveis com as condições de uso e com o porte da obra. Além disso, falhas técnicas no momento de assentar o material, devido à falta de conhecimento quanto à tecnologia utilizada no processo, também podem provocar futuros deslocamentos de pisos e rebocos. 

Gretamento

Esse tipo de problema ocorre quando há defeitos como rachaduras ou fissuras superficiais em azulejos, cerâmicas e materiais similares.

Geralmente ocorre por causa da incompatibilidade de dilatação entre o esmalte das peças e a base de assentamento. O gretamento pode piorar com o tempo devido à ação da temperatura e da umidade e evoluir para deslocamentos, o que prejudica a estrutura da edificação. 

Desbotamento

Esse tipo de patologia pode ocorrer principalmente devido ao uso de tintas pouco resistentes, favorecendo o processo de descoloração de pigmentos. 

Tintas de baixa qualidade devem ser evitadas. Não adianta querer economizar no ato da construção e entregar um produto final com patologias.

É preciso usar, principalmente nas áreas externas, produtos com alta resistência aos raios ultravioleta, para evitar que a incidência de luz solar ocasione o desbotamento de varandas, muros e fachadas. 

Como a tecnologia auxilia a evitar patologias na construção civil? 

Apesar das características diferentes, as patologias são causadas de forma geral devido ao baixo desempenho da gestão da obra. A grande questão é que todos os problemas citados acima são completamente evitáveis se a construtora e os gestores desenvolverem boas práticas de supervisão das atividades

O processo de gestão requer muita atenção para a garantia de resultados de qualidade, e por isso, a comunicação precisa ser transparente durante todas as fases de um projeto de construção civil.

Somente dessa forma será possível manter um alto padrão de controle de qualidade e possibilitar que os gestores façam as melhores escolhas de forma ágil e assertiva.

Um bom gerenciamento de projeto jamais deixa escapar uma situação de mau uso de materiais, compra de produtos ruins, armazenamento inadequado e contratação de equipe desqualificada.

Por isso, é preciso passar a usar com urgência soluções tecnológicas como softwares de gestão de obras para otimizar todos os processos da construção, desde o escritório até o canteiro de obras

O uso adequado de acompanhamento tecnológico é um investimento que tem o potencial de evitar todos os tipos de patologias relatados acima, entre outros problemas relacionados a orçamento e cronograma

Os gestores precisam ter acesso a uma plataforma de gestão que tenha recursos para administrar todas as atividades de uma obra em construção, desde o planejamento até a entrega da edificação. 

Soluções em tecnologia: como o Stant pode ajudar no sucesso da sua obra?

O Stant oferece tecnologia e conhecimento de mercado para auxiliar na gestão de obras e projetos. Dessa forma, é possível fazer um monitoramento completo da obra em tempo real, de forma digital, eficiente e prática.

O status de todo o processo é registrado durante o andamento da obra e todas as informações ficam disponíveis para consulta e atualização em tempo real, por meio de uma plataforma digital, otimizando a supervisão e evitando patologias. 

Com a tecnologia Stant, você precisa apenas de um smartphone, tablet ou computador para acessar cada processo e conferir se o serviço prestado foi devidamente finalizado, eliminando as pilhas de papéis com registros e plantas. 

Aqui, o principal ponto é evitar o ruído nas informações compartilhadas entre o canteiro de obras e o escritório.

Se você gostou deste artigo, confira outros em nosso blog:

Buscar

CONCREMAT

Maior empresa gerenciadora de obras do Brasil, de acordo com o ranking da revista “O Empreiteiro”, a Concremat buscava, em 2017, melhorar seu processo de gerenciamento, com foco em inovação. Através de uma parceria com a ACE, a empresa selecionou o Stant para atender esse desafio.

De início, o objetivo era padronizar os documentos de inspeção e a comunicação entre todos os envolvidos nas obras gerenciadas numa unidade da empresa que tem alguns grandes clientes, com mais de 600 obras simultâneas por mês. Com o Stant, houve uma redução significativa do tempo para elaboração dos relatórios de visitas e, dessa forma, o vistoriador ganhou mais disponibilidade para analisar os dados e focar em gerir mais obras.

Outro benefício do uso do Stant foram informações em tempo real e mais precisas. O número de usuários foi triplicado, e multiplicou-se por dez a quantidade de dados utilizados no Stant diariamente. No fim do dia, o Stant gerou um melhor atendimento para os clientes da Concremat, permitindo aos gestores aumentar sua capacidade de atuação em mais obras e mais clientes.

Preencha abaixo para
CONHECER TUDO!

[forminator_form id="5012"]

Preencha abaixo para
CONHECER TUDO!

[forminator_form id="5012"]

Preencha abaixo para
CONHECER TUDO!

[forminator_form id="5012"]

Preencha abaixo para
CONHECER TUDO!

[forminator_form id="5012"]

Fale com um consultor

Pesquisar