Apesar da crise que afetou diversos setores da economia, o cenário para o engenheiro civil é animador. Segundo pesquisa do IPEA – Instituto de pesquisa econômica aplicada, os investimentos na indústria da construção vêm aumentando desde o final de 2016.
A cada semestre um grande número de novos engenheiros civis chegam ao mercado de trabalho. Mas essa quantidade não é sinônimo de qualidade, pois muitas vezes a graduação não é suficiente para formar um engenheiro realmente preparado.
Nesse cenário, seja você um engenheiro recém-formado ou um profissional já experiente, se deseja estar preparado para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e ter uma carreira bem-sucedida, uma boa opção é investir em qualificação e se especializar em alguma área de atuação.
Dentre as diversas opções possíveis, listamos a seguir 5 dicas de especialização para engenheiro civil. Continue a leitura e confira!
1. Segurança do trabalho
Promover a segurança, que antes era apenas uma obrigação trabalhista, passou a ser fundamental nas organizações. Esse se tornou, portanto, um mercado em plena expansão.
A especialização na área tem o objetivo de capacitar o engenheiro a atender a NR4 (norma regulamentar 4) que visa reduzir a exposição dos trabalhadores a riscos na atividade de construção civil. O especialista é responsável, entre outras coisas, por evitar acidentes de trabalho, detectar situações de risco, fazer vistorias diversas e orientar os trabalhadores quanto ao uso dos equipamentos de proteção individual.
2. Engenharia de estruturas
O profissional dessa área geralmente atua na retaguarda de grandes projetos, envolvendo-se bastante com cálculos matemáticos. O curso de especialização tem como objetivo reforçar e ampliar os conhecimentos do engenheiro civil sobre estruturas e fundações. O especialista estará apto a:
- elaborar análise e dimensionamento de estruturas de concreto, metálicas e fundações;
- projetar estruturas residenciais, comerciais e industriais;
- utilizar métodos e técnicas modernas de execução de construções.
3. Georreferenciamento de imóveis rurais
A lei número 10.267 de 2001 introduziu a exigência do georreferenciamento dos imóveis rurais, que deve ser executado por profissionais habilitados pelos CREAs e credenciados no INCRA. Desde então a área apresenta uma boa demanda por profissionais especializados.
Na especialização o engenheiro civil aprenderá:
- análise de documentação e legislação sobre georreferenciamento;
- regularização de imóveis rurais;
- topografia;
- cartografia;
- posicionamento geodésico;
- demarcação de limites;
- manuseio de sistemas de informações geográficas.
4. Infraestrutura de transportes
Questões como mobilidade urbana e uso eficiente dos meios de transporte são desafios na realidade brasileira. Por isso há grande necessidade de profissionais especializados na área. O especialista estará apto a:
- desempenhar funções técnicas e operacionais relacionadas a projetos de transportes e rodovias;
- planejar a construção e manutenção da infraestrutura viária;
- elaborar projetos de engenharia de tráfego;
- planejar a otimização da mobilidade urbana, com a sinalização de vias e adequada implantação do sistema de infraestrutura de transportes.
5. Hidráulica e saneamento
Área de importante relevância em decorrência da crescente necessidade da preservação ambiental e de gestão consciente dos recursos hídricos por si só e aplicados à engenharia sanitária.
O curso aborda alguns itens básicos como:
- gestão da qualidade e quantidade dos recursos hídricos para sua proteção;
- gestão de sistema de abastecimento de água;
- gestão de resíduos sólidos;
- hidráulica aplicada a engenharia sanitária;
- poluição ambiental.
Essas são só algumas das opções de especialização para engenheiro civil. São muitos os caminhos que o profissional pode seguir após a graduação. O fundamental é ter consciência da importância da qualificação constante. Para isso, invista em especialização e esteja sempre atualizado quanto às novas tecnologias disponíveis para te ajudar na gestão de seus projetos.
Se você gostou das dicas, compartilhe este post em suas redes sociais para que seus amigos também possam aprender e encontrar o melhor caminho para se manterem sempre atualizados!