Ir para o conteúdo
Saiba mais
Login

Construção Sustentável – Eco Friendly

O impacto ambiental é um tema no qual os grandes setores da economia estão prestando atenção ao tomar decisões de negócios. A informação sobre o assunto vem particularmente na indústria da construção, que tradicionalmente é conhecida pelo seu impacto severo nos recursos naturais e ambientais.
Em decorrência disso, diversos materiais de construção eco-friendly surgiram no mercado para reduzir o impacto ambiental da construção civil e de suas operações. De forma geral, os materiais sustentáveis são menos prejudiciais ao meio ambiente e são projetados para melhorar a eficiência energética das construções. Esse tipo de material está continuamente em ascensão, inovações vêm sendo criadas e diversos materiais têm surgindo no mercado sustentável.

Tijolo Ecológico

Esse tipo de tijolo é composto por uma mistura de água, cimento e solo. A diferença se dá em sua produção, pelo simples fato de que ao invés da mistura passar pelo processo de queima no forno na hora da formação estrutural do tijolo, o material é submetido a uma alta pressão equivalente à quase 6 toneladas, o que origina assim o tijolo ecológico. Suas características físicas proporcionam estabilidade econômica e estrutural na construção. Como esse material elimina parte do trabalho comum do operário, há a economia de o tempo e custo final, o que torna a construção mais ecologicamente sustentável, além de rápida e barata.

Aquecedor de Água com Placa Solar

Esse sistema utiliza o calor do sol para o aquecimento de água. O processo se dá pela conversão da energia solar em energia térmica (calor), que consequentemente gera o aquecimento de água. Existe uma grande variedade de configurações e custos disponíveis para fornecer soluções de acordo com o clima e latitude do ambiente. Esse sistema é amplamente utilizado para aplicações residenciais e algumas industriais.
São vários os benefícios – afinal a luz solar é gratuita – portanto, uma vez que é feita a instalação inicial, os custos de aquecimento de água e energia serão consideravelmente menores. Além do mais, o aquecimento de água por placa solar é um sistema de aquecimento renovável e pode reduzir as emissões de dióxido de carbono.

Energia Solar

Com o passar dos os anos, a fonte de energia solar tem se tornado uma opção cada vez mais utilizada. Se for observado com atenção, esses painéis já podem ser vistos no telhado de várias áreas residenciais ou comerciais. Com sua demanda rapidamente crescente, a energia solar está entregando mais do que apenas energia, está alimentando o crescimento no setor de construção civil.
Uma coisa é certa: a indústria da construção está mudando e está abrangendo várias tecnologias que tornarão o setor mais transparente e eficiente. A indústria começará a gerenciar resíduos e recursos em uma escala cada vez maior e o setor de energia solar terá um papel importante em fazer isso acontecer.

Revestimento de Argila e Fibras

Uma alternativa sustentável para revestir as paredes de uma construção é o revestimento ecológico. Esse revestimento se consiste em uma camada inicial com fibras vegetais que garante a sensação de conforto térmico no ambiente, em seguida, é aplicada a argila como reboco final.

Madeira de Demolição

Os resíduos de madeira são o segundo maior componente de detritos de construção e demolição após o concreto. A madeira reciclada é uma madeira antiga que recebe uma nova “vida” e é utilizada para um propósito diferente, sendo assim uma alternativa interessante para construção com materiais sustentáveis, visto que exigem menos manufatura devido à reciclagem dos materiais de construção.
Ao considerar a madeira sustentável ou qualquer outro material em sua construção, é importante levar em conta suas propriedades físicas e se o desempenho delas pode atender às demandas da estrutura. Os fornecedores devem ter essas informações prontamente disponíveis, para permitir que você tome decisões sobre seu projeto com base nas propriedades do material.

Bambu na Construção

O bambu pode ser amplamente utilizado como material de construção, como na aplicação em andaimes, pontes e casas. O material é um compósito natural de alta relação resistência-peso, uma alternativa útil ao aço de concreto e reforço em construções. Uma das suas principais vantagens na construção é que é um recurso natural e renovável. O bambu cresce a uma taxa tão rápida que pode ser colhido com frequência sem prejudicar a sobrevivência da planta. As casas sustentáveis são um avanço em projetos na preservação do meio ambiente. Sua capacidade de absorver energia e a maior resistência à tração, além de ser um material leve, fazem do bambu o material ideal para construções resistentes.

Telhado Verde

Um telhado verde é o telhado de uma construção que é coberto com vegetação e um meio de crescimento, plantado sobre uma membrana impermeabilizante.
Os telhados verdes duram mais do que os telhados convencionais, reduzem os custos de energia com isolamento natural, promovem um ambiente agradável para as pessoas, absorvem a água da chuva e diminuem potencialmente a necessidade de sistemas de drenagem complexos e caros. Em uma escala mais ampla, os telhados verdes melhoram a qualidade do ar e ajudam a reduzir o efeito da “ilha de calor urbano”.
As camadas de um telhado verde devem, como qualquer telhado, acomodar a drenagem e proteger o edifício dos elementos com uma membrana impermeável. Mas eles também devem criar uma área de cultivo e, potencialmente, fornecer suporte, irrigação e barreiras de proteção de raízes, mantendo-se o mais leve possível.

Cisterna para Água de Chuva

Muitas construções ou propriedades com paisagismo expansivo podem se beneficiar no projeto da adição de uma cisterna para a colheita de chuva. A cisterna fornece água para o local através de um sistema de encanamento pressurizado padrão. Não há necessidade de pagar para usar e ainda evita desperdícios no abastecimento de água, já que se pode tirar proveito do próprio sistema instalado. As cisternas de água da chuva também fornecem água de qualidade para plantações e plantas, especialmente durante as estações secas, quando as cidades podem impor restrições à água. Além de ser ecologicamente correto, o sistema de colheita de água de chuva também pode melhorar o valor de venda da obra.

Light Steel Frame
É um sistema de construção que fornece estruturas de aço mais leves para a construção. Uma das vantagens deste sistema é a liberdade arquitetônica. É possível criar grandes extensões que são difíceis de alcançar usando sistemas tradicionais de construção. O método de construção Light Steel Frame também garante a considerável diminuição do tempo dos operários na obra, que geralmente estão sujeitos a interferências climáticas, redução do custo fixo e do impacto do transporte de materiais por estradas, ao restringir a uma única viagem o transporte de toda a estrutura superior.
Construir com esse material significa satisfazer as necessidades e desejos atuais sem os efeitos adversos para as gerações futuras. O aço pode ser 100% reciclado. Além disso, o consumo de energia durante a produção e montagem é reduzido em 70% em comparação com um sistema de construção tradicional.

Muitas são as opções disponíveis para empresas que têm interesse de se destacar no mercado, ao projetar e construir uma obra com materiais eco-friendly. Arquitetos, engenheiros e construtores em todo o mundo agora estão usando técnicas de construção que foram desenvolvidas ao longo da história humana, em resposta às preocupações ambientais locais e às oportunidades de recursos físicos disponíveis, juntamente com os refinamentos tecnológicos do século XXI.

Leia o insight completo do STANT no eBook: “Manual da Engenharia Sustentável – Inove sua Maneira de Construir”.

Já disponível para download. ✔️

Buscar

Categorias
  • Concreto (6)
  • Construção (4)
  • Empreendedorismo (2)
  • ISO (2)
  • Planejamento (30)
  • Procedimentos (22)
  • Qualidade (16)
  • Sem categoria (30)
  • Stant (7)
  • Sustentabilidade (4)

Stant | Todos os Direitos Reservados © 2024

CONCREMAT

Maior empresa gerenciadora de obras do Brasil, de acordo com o ranking da revista “O Empreiteiro”, a Concremat buscava, em 2017, melhorar seu processo de gerenciamento, com foco em inovação. Através de uma parceria com a ACE, a empresa selecionou o Stant para atender esse desafio.

De início, o objetivo era padronizar os documentos de inspeção e a comunicação entre todos os envolvidos nas obras gerenciadas numa unidade da empresa que tem alguns grandes clientes, com mais de 600 obras simultâneas por mês. Com o Stant, houve uma redução significativa do tempo para elaboração dos relatórios de visitas e, dessa forma, o vistoriador ganhou mais disponibilidade para analisar os dados e focar em gerir mais obras.

Outro benefício do uso do Stant foram informações em tempo real e mais precisas. O número de usuários foi triplicado, e multiplicou-se por dez a quantidade de dados utilizados no Stant diariamente. No fim do dia, o Stant gerou um melhor atendimento para os clientes da Concremat, permitindo aos gestores aumentar sua capacidade de atuação em mais obras e mais clientes.

Preencha abaixo para
CONHECER TUDO!

[forminator_form id="5012"]

Preencha abaixo para
CONHECER TUDO!

[forminator_form id="5012"]

Preencha abaixo para
CONHECER TUDO!

[forminator_form id="5012"]

Preencha abaixo para
CONHECER TUDO!

[forminator_form id="5012"]

Fale com um consultor

Pesquisar