Movida pelo avanço tecnológico, uma nova era chegou no mercado. A Indústria 4.0 ou quarta revolução industrial é uma expressão que engloba algumas tecnologias para automação e troca de dados e utiliza conceitos de sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas e Computação em Nuvem e que está afetando todas as empresas, independente do tamanho ou setor. Com este avanço é possível criar robôs, identificar algumas falhas e até executar atividades com mais velocidade e eficiência.
Em 2017, o governo lançou o guia “Rumo à Indústria 4.0” com o objetivo de preparar as empresas para o novo momento. Automatizar os processos já é um caminho sem volta no Brasil e o resultado desta ação são empresas muito mais produtivas e eficientes.
COMO A INDUSTRIA 4.0 ESTÁ MUDANDO A CONSTRUÇÃO CIVIL
As diferentes tecnologias digitais, como análise de Big Data, robótica, Internet das Coisas, impressão 3D e softwares BIM (Building Information Model) estão mudando o cenário da gestão e até execução de obras. As empresas conseguem otimizar processos, compras de materiais, analisar o progresso da obra e a produtividade da equipe com a ajuda de softwares de gestão, por exemplo. Ou até mesmo utilizar um drone para fazer a checagem de pontos altos de construções ou até mesmo o transporte de materiais.
Para isso, o novo profissional do setor deve investir em treinamento para a inserção de colaboradores e fornecedores no uso das novas tecnologias. Saber lidar com o digital é uma exigência que não pode mais ser adiada pelos profissionais do setor da construção civil.
GESTÃO DE OBRAS TECNOLÓGICA
Um estudo da Pwc Global aponta que 53% das organizações em mais de 26 países indicam a ausência de cultura digital, mas o número de ferramentas e novas oportunidades que estão surgindo não para de aumentar.
O uso de softwares para a gestão de obras promove uma gestão colaborativa de projetos, comunicação integrada da equipe, sustentabilidade, evita imprevistos e acidentes, armazena dados referentes aos funcionários e maquinário, além de diminuir o custo e tempo final da obra.
Quer conhecer mais sobre tendências da engenharia civil? Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades.