Gerenciamento de obras: 4 dicas para elevá-lo a outro nível!

Sabemos que o gerenciamento de obras não é nenhuma novidade para você, afinal faz parte da sua rotina.

Mas você sabia que algumas atitudes podem estar atrapalhando a sua gestão de obras e o cumprimento de prazos? 

Um dos principais aspectos para você levar em consideração é entender os pontos críticos e cruciais para fazer um bom gerenciamento e sair na frente dos concorrentes!

Seus clientes desejam que os projetos sejam entregues com qualidade, dentro do prazo estabelecido e com eficiência no cumprimento dos custos planejados. Atrasos e desperdícios, portanto, devem ficar fora da equação! 

Confira, a seguir, os tópicos mais relevantes para você pensar e aplicar todos os dias daqui para a frente na sua gestão de obras!

Por que o gerenciamento de obras é essencial para a construção civil?

Os resultados esperados pelo cliente levam em consideração, principalmente, os custos e os prazos do projeto. Nesse sentido, o gerenciamento de obras é fundamental porque o canteiro é uma verdadeira fábrica!

Como você bem sabe, nessa rotina existem diversos terceirizados e equipes trabalhando em diferentes frentes. 

Concorda que todos precisam estar em harmonia para cumprir tudo o que foi acordado entre as partes envolvidas?

Existem três grandes benefícios em contar com um gerenciamento de obras eficiente:

Antecipe-se a problemas

Certamente não existe situação melhor do que prever um problema e já deixar um plano preparado para agir rapidamente. 

Você consegue se imaginar tomando uma decisão de maneira rápida e assertiva em meio a dados desorganizados e desatualizados? Seria um verdadeiro caos, não é?

É por isso que contar com um gerenciamento bem executado, aliado a um cronograma de obra bem planejado e executado, pode ser o diferencial na sua gestão!

Em poucas palavras, é como se você visualizasse a obra do início ao fim e levantasse os problemas ou imprevistos que pode vir a encontrar em cada uma das etapas. 

Dessa forma, você ganha tempo e o projeto pode ser revisto caso haja necessidade. Além disso, você pode refazer os acordos com fornecedores e equipes de forma a adequá-los à situação que estiver ocorrendo no canteiro de obras.

Diminua custos

Uma construção que tenha atrasos recorrentes na sua execução pode inviabilizar e comprometer completamente a entrega do projeto. 

Portanto, economizar em obras com o gerenciamento significa nada mais nada menos que investir os recursos financeiros nos locais e momentos certos. 

Gerenciar bem a obra diminui a chance de atrasos no projeto, de pagamentos dos impostos incorretos e de continuar com equipes ou materiais que não estão rendendo como o esperado.

Equipes e materiais, por sinal, são os dois recursos mais caros das obras. Caso não sejam produtivos, podem acabar retardando entregas. 

Perceba como o gerenciamento de obras bem executado é benéfico não apenas para o cumprimento do prazo; na verdade, ele influencia em todas as áreas envolvidas no projeto!

Tenha total controle do estoque de materiais

Uma das mais recorrentes falhas na gestão de obras é a má gestão da logística de estoques. Isso se dá tanto no que diz respeito à falta dos materiais necessários quanto ao desperdício.

Um bom gerenciamento de obras tem uma listagem de todos os itens que compõem o projeto, bem como em quais etapas são utilizados e qual a quantidade disponível. Assim, evita-se esse erro recorrente!

Gerenciamento de obras: 4 passos para elevá-lo a outro nível!

Como falamos até aqui, um bom gerenciamento de obras é crucial para alcançar os resultados esperados. 

Do contrário, a previsibilidade do orçamento de obra e o cumprimento de prazos podem ficar totalmente comprometidos.

A seguir, separamos 4 dicas de ouro para melhorar o gerenciamento do canteiro de obras!

1. Realize um bom planejamento

O planejamento é uma das etapas mais importantes de qualquer obra e, por consequência, também do gerenciamento de obras. Infelizmente, ele não é valorizado pela maioria dos clientes e por grande parte dos profissionais de engenharia.

O ideal é montar um cronograma de execução das atividades antes de iniciar os serviços, identificando as principais interferências que podem acontecer no processo e provendo maneiras para mitigá-las.

Quando organizado, permite um orçamento na construção civil mais próximo da realidade, deixando, assim, os principais stakeholders do projeto satisfeitos.

2. Defina metas

Uma forma interessante para estimular os trabalhadores e aumentar sua produtividade é estabelecendo metas!

Faça reuniões periódicas com cada equipe a fim de definir o que precisa ser cumprido e analisar o desempenho das atividades finalizadas. 

Definir uma recompensa para metas que sejam cumpridas no prazo pode ser interessante, principalmente em termos de motivação e engajamento.

3. Escolha canais de comunicação adequados

Um processo de comunicação eficiente é fundamental para o gerenciamento de obras. 

Portanto, é importante que o gestor escolha os melhores canais para o empreendimento, uma vez que existem inúmeras opções, principalmente se levarmos a internet em consideração.

Além da comunicação interna, com os profissionais do escritório e com a equipe do canteiro de obras, é preciso manter esse relacionamento também com fornecedores e todos os demais stakeholders do projeto.

4. Utilize a tecnologia ao seu favor

A tecnologia pode ser uma grande aliada do gerenciamento de obras. Hoje em dia já podemos contar com softwares e outros programas que podem facilitar a administração de diversos setores em um empreendimento.

Itens como controle de mão de obra, monitoramento do desempenho dos profissionais, uso de matéria-prima e outros recursos podem ser automatizados por meio de ferramentas de gestão de obras.

Vale a pena investir, não é mesmo? Mais à frente, falaremos sobre isso!

Engenheiro de obras responsável evita gastos com retrabalho pois conta com um gerenciamento de obras efetivo.

Gerenciamento de obras e escritório: por que os dois ambientes devem estar alinhados?

Normalmente, o escritório reporta ao cliente as atualizações sobre o projeto dele. É complicado informar dados que não estão atualizados, pois, ao menor sinal de desconfiança, um cliente pode cobrar os seus direitos, e isso fere a credibilidade do seu negócio.

Por isso é tão importante que o escritório esteja alinhado com o que ocorre no canteiro de obras! A sinergia entre as duas partes consolida os resultados apresentados e mostra compreensão do projeto como um todo, e não apenas uma parte.

Cabe à equipe estratégica definir o planejamento previamente e repassá-lo a todos os envolvidos. 

Porém, uma construtora não administra um único projeto, então o gerenciamento fica mais complexo. Nesse sentido, alinhamento e rápida visualização do status atual das obras são a chave para ganhar a confiança do cliente e ter bons resultados!

Tecnologia no canteiro de obras é fundamental para um gerenciamento eficaz

A produtividade no canteiro de obras é um grande diferencial competitivo no mercado da construção civil atual.

Os métodos antigos vão se tornando obsoletos a cada dia e põem em cheque os resultados da obra. Até mesmo os diários de obras estão se tornando digitais, evitando toda aquela papelada que você já conhece! 

Adapte-se ao novo e saia na frente! Conheça alguns dos benefícios que você ganha ao fazer o gerenciamento de obras por meio de uma plataforma digital:

Integração de todos os projetos

O canteiro de obras fica tomado por terceirizados responsáveis pela fundação, alvenaria, concretação e acabamentos internos e externos. Relacionar todas essas etapas e áreas possibilita o acesso à informação de forma mais fácil e rápida.

Além disso, independentemente de qualquer mudança em equipe ou fornecedor, é possível saber qual o status real de cada etapa.

Informações organizadas

Ter acesso às informações e imagens do canteiro de forma rápida é um grande diferencial atualmente. Isso garante a qualidade e a eficiência no dia a dia, além de transformar a mentalidade da sua equipe de construção civil.

Apresentar de forma clara e direta os resultados fará bem não apenas ao cliente, mas garantirá maior produtividade na rotina do campo.

Dados acessíveis de qualquer lugar

Seja no computador do escritório ou no tablet na mão do gerente que está diariamente na obra, as plataformas digitais estão ao alcance de todos os envolvidos.

Poucos cliques já possibilitam que decisões sejam tomadas com base em números atuais, além de monitoramento real de uma obra civil.

Conheça o Stant

O Stant é a melhor solução para a rotina do gerenciamento de obras. A vantagem de ter tudo sob controle quando se faz o acompanhamento de qualquer lugar e com dispositivos móveis se mostra a alternativa mais produtiva e barata do mercado.

Sabemos que gerenciar um canteiro é complexo, já que há muitos fornecedores envolvidos e cada um tem a sua particularidade. Quanto mais o desperdício for mitigado, melhores serão as margens ao final do projeto.

Por isso, acompanhar rapidamente as informações é tão relevante ao usar o Stant. Os relatórios podem ser gerados automaticamente e oferecem maior praticidade e exatidão de dados. Ver os indicadores, criar planos de ação e correções de forma ágil e diminuir a papelada no campo e no escritório são a nossa missão!

O Stant é um aplicativo para você fazer a gestão de obras e elevar os resultados da construção civil.

Agende uma demonstração e conheça de perto o aplicativo que é a solução para melhorar os seus processos no gerenciamento de obras.

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CONCREMAT

Maior empresa gerenciadora de obras do Brasil, de acordo com o ranking da revista “O Empreiteiro”, a Concremat buscava, em 2017, melhorar seu processo de gerenciamento, com foco em inovação. Através de uma parceria com a ACE, a empresa selecionou o Stant para atender esse desafio.

De início, o objetivo era padronizar os documentos de inspeção e a comunicação entre todos os envolvidos nas obras gerenciadas numa unidade da empresa que tem alguns grandes clientes, com mais de 600 obras simultâneas por mês. Com o Stant, houve uma redução significativa do tempo para elaboração dos relatórios de visitas e, dessa forma, o vistoriador ganhou mais disponibilidade para analisar os dados e focar em gerir mais obras.

Outro benefício do uso do Stant foram informações em tempo real e mais precisas. O número de usuários foi triplicado, e multiplicou-se por dez a quantidade de dados utilizados no Stant diariamente. No fim do dia, o Stant gerou um melhor atendimento para os clientes da Concremat, permitindo aos gestores aumentar sua capacidade de atuação em mais obras e mais clientes.

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