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O meio ambiente agradece: construção sustentável e redução de materiais

Pequenas atitudes geram grandes diferenças. A indústria da construção civil é o setor de atividades humanas que mais consome os recursos naturais do planeta. Além dos impactos relacionados à geração de resíduos sólidos, líquidos e gasosos, o consumo de matéria e energia é muito alto.

A Agenda 21 estabelece um planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, nesse documento, a construção sustentável é definida como “um processo holístico que aspira a restauração e manutenção da harmonia entre os ambientes natural e construído, e a criação de assentamentos que afirmem a dignidade humana e encorajem a equidade econômica”.

Sustentabilidade na construção civil
Os caminhos que a construção sustentável indicam são muitos. O certo é que as empresas não podem fechar os olhos para o que está acontecendo ao redor do mundo, é necessário que cada vez mais os danos causados pelo setor da construção civil sejam diminuídos.

As tendências da construção sustentável caminham em duas direções. De um lado, centros de pesquisa em tecnologias alternativas pregam o resgate de materiais e tecnologias vernáculas, com a construção de ecovilas, o uso de energia solar, ou seja, construções cada vez mais “naturais”. Por outro lado, os “empreendimentos verdes”, com certificações, são uma aposta dos empresários.

A implantação da sustentabilidade na construção nunca foi tão urgente. A utilização de métodos para a redução e otimização do consumo de materiais e energia, bem como a redução dos resíduos gerados, é imprescindível para a preservação do ambiente natural. Para isso, contamos não só com a própria natureza que oferece materiais menos agressivos ao meio-ambiente, mas também com a tecnologia.

Como a tecnologia reduz os impactos?
A utilização de um aplicativo como o Stant resulta na redução de desperdícios, promovendo a sustentabilidade e a melhoria contínua da sua obra. Através do planejamento e do gerenciamento de processos e critérios de qualidade, a utilização da tecnologia contribui para a diminuição do impacto ambiental e do custo final da obra com o monitoramento de indicadores e inspeções de qualidade na construção, o controle do fluxo de informações no canteiro e o planejamento de recursos, processos e pessoas.

As possibilidades são inúmeras, e não é tão difícil quanto parece. Podemos começar pelo básico. Você imagina, por exemplo, a quantidade de papel utilizada em uma construção? Essa quantidade de material impacta diretamente o planeta, além de ser inviável para uma boa organização das informações e dos dados da obra.

Soluções como o Stant contribuem nesse sentido na medida em que elimina o uso de papéis do canteiro de obras. Agora o diário de obra pode ser feito no celular ou no tablet, em tempo real. Além de ser uma boa notícia para o meio ambiente, dessa maneira há um salto na organização das informações com a tecnologia móvel.

Com essa plataforma, a criação, armazenamento, atualização, compartilhamento, visualização e gerenciamento dos documentos e relatórios ficam muito mais acessíveis. Além disso, a organização e a disponibilidade de informações através de dispositivos móveis trazem mais transparência e flexibilização de processos para sua empresa.

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CONCREMAT

Maior empresa gerenciadora de obras do Brasil, de acordo com o ranking da revista “O Empreiteiro”, a Concremat buscava, em 2017, melhorar seu processo de gerenciamento, com foco em inovação. Através de uma parceria com a ACE, a empresa selecionou o Stant para atender esse desafio.

De início, o objetivo era padronizar os documentos de inspeção e a comunicação entre todos os envolvidos nas obras gerenciadas numa unidade da empresa que tem alguns grandes clientes, com mais de 600 obras simultâneas por mês. Com o Stant, houve uma redução significativa do tempo para elaboração dos relatórios de visitas e, dessa forma, o vistoriador ganhou mais disponibilidade para analisar os dados e focar em gerir mais obras.

Outro benefício do uso do Stant foram informações em tempo real e mais precisas. O número de usuários foi triplicado, e multiplicou-se por dez a quantidade de dados utilizados no Stant diariamente. No fim do dia, o Stant gerou um melhor atendimento para os clientes da Concremat, permitindo aos gestores aumentar sua capacidade de atuação em mais obras e mais clientes.

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