A temática da sustentabilidade é quase obrigatória nas grandes empresas atualmente. Adotar práticas sustentáveis, hoje, corrobora para conseguir manter o caixa e as receitas financeiras em dia e estar de acordo com regras e leis ligadas ao meio ambiente.
Mas, trazendo esse conceito para o canteiro de obras, como podemos ser mais eficientes e sustentáveis? Será que o método de Lean Construction pode contribuir com esse processo?
A construção civil possibilita a utilização de variadas metodologias e uma das mais relevantes é a de Lean Construction!
Para facilitar a implementação desse conceito na sua realidade, selecionamos as principais informações que você precisa conhecer para performar e ter maior produtividade no canteiro de obras. Confira!
O que é o método Lean Construction?
Em tradução literal, Lean Construction significa construção enxuta. O termo se refere a um processo de construção que leva em consideração a sustentabilidade de obras com base na melhor utilização de seus insumos básicos, tempo e recursos financeiros.
O objetivo principal é o aumento da produtividade do canteiro de obras por meio dos princípios de Lean Construction, fundado em entregas melhores e mais eficientes.
O termo fez parte do contexto histórico dos anos de 1980, quando a gestão de produção passou a ser mais bem trabalhada nas indústrias. A necessidade de produzir a quantidade certa e não criar volume de estoque surgiu para sobrepor o modelo fordista.
O método Lean Construction está diretamente ligado aos conceitos de TQM (Total Quality Management) e JIT (Just in Time). Tem tudo a ver com o ciclo PDCA: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act), que ganhou espaço com o crescimento do setor civil no Brasil.
Mas, afinal, o que é Lean Construction na construção civil? Basicamente, é a otimização dos processos e eliminação de desperdícios! Do planejamento até a finalização do projeto é possível se apoiar nessa metodologia e obter melhores resultados.
O Lean Construction conta ainda com métodos como o Kanban, o Kaizen e o 5S para aumentar a eficiência em toda a obra, desde a sua fundação até o revestimento final, passando pelo processo de alvenaria e instalações.
Em quais obras o Lean Construction é utilizado?
O Lean Construction tem como resultado direto o aumento de margem de lucro e a criação de uma credibilidade da empresa, já que o planejamento apresentado ao cliente pode ser considerado valor agregado.
Obras que visam à modernidade e olham para o futuro, entendendo que a cadeia de suprimentos de uma obra é complexa e extremamente integrada, também devem investir nesse conceito. O mercado atual pede que os negócios sejam administrados com tratamento de dados em tempo real e o máximo de precisão nos recursos utilizados.
O Stant, por exemplo, é uma tecnologia que tem auxiliado muitas construtoras a acompanhar em tempo real seus canteiros de obra. Oferecemos um maior controle da quantidade de recursos empregados pelas equipes, bem como a forma como eles devem ser utilizados.
Construção tradicional x Lean Construction: as principais diferenças
Para você entender de forma simples, a cadeia de construção tradicional enxerga os processos de maneira subdividida. Cada processo é composto de várias atividades.
Já no modelo Lean Construction, as atividades são entendidas como: agregam valor vs. não agregam valor. O que não agrega valor é eliminado por ser entendido como desnecessário.
Você consegue imaginar alguma atividade que seja feita no canteiro, mas que não gere nenhum resultado que agregue ao objetivo final?
Ao eliminar essas atividades, desperdícios e falhas vão sendo mitigados e os resultados são mais integrados. No canteiro de obras, por exemplo, podem ser observadas como desperdício questões relacionadas a retrabalho e defeitos, excesso de produção, transportes e movimentos desnecessários, volume de estoque e necessidade de espera.
Quais são os 5 princípios Lean Construction?
Os princípios de Lean Construction funcionam como guias para aplicação do método. Veja abaixo quais são eles e analise se você já aplica algum(ns) dele(s) no seu dia a dia:
Evite desperdícios
Eliminar o que não agrega valor tem como consequência direta a diminuição de custos. Se algo não acrescenta, remova do fluxo de produção. Otimizar um processo significa cortar o que não é necessário e tornar um fluxo mais simples e claro, visualmente falando também.
Analise as atividades que devem realmente ser realizadas observando se alguma pode ser substituída por outra mais eficiente. Conte com o apoio de quem está com a “mão na massa” para uma construtiva revisão.
Otimize tempo de execução
O conceito Just in Time valoriza a integração entre as atividades, pois dessa forma é possível realizá-las no cronograma correto – consequentemente, em menos tempo.
Se o tempo é reduzido, o ambiente torna-se mais produtivo e sem desperdício desse recurso em específico. E todos sabemos que tempo é dinheiro!
Tenha processos transparentes
Simplifique a comunicação entre os processos e, principalmente, entre as pessoas. Comunicação clara e objetiva diminui drasticamente a ocorrência de falhas.
Portanto, evitar os ruídos de comunicação devido à falta de entendimento do planejamento e dos processos é um importante passo no canteiro de obras.
Remova obstáculos e procure sempre melhorar e aperfeiçoar seus processos. O alinhamento da equipe é fundamental para melhoria da entrega, pois evita o desgaste com retrabalhos.
Uma dica importante: elimine obstáculos até no ambiente físico do trabalho; tenha apenas sinalizações relevantes para evitar poluição ambiental e facilitar a comunicação.
Padronize processos e fluxos de trabalho
Mesmo com as particularidades de cada projeto é possível padronizar formatos de trabalhos e processos.
Portanto, adote padrões para reduzir desperdícios! Padronize equipes de trabalho, sistemas/maquinários e fornecedores.
Agregue valor à construção
O cliente quer ter sua necessidade ou vontade sanada. Agregar valor é conseguir satisfazer a expectativa do cliente com o seu serviço. Um excelente primeiro passo é conhecer o cliente e ser franco com o resultado aguardado.
Para ampliar os horizontes, opte por realizar uma pesquisa com a qual seja possível conhecer o público-alvo do seu negócio! Entenda desde os dados mais básicos (demográficos) até os subjetivos (cultural e social).
Por que adotar o Lean Construction na construção civil?
O seu objetivo final com uma obra é conseguir entregá-la no prazo planejado e acordado em contrato, além de obter lucratividade e ser lembrado pelo cliente como uma boa referência, certo?
Usar os princípios do Lean Construction na rotina possibilita maior disciplina e organização das atividades, além de diminuir os custos por meio da eliminação de etapas desnecessárias e repetitivas.
O Lean Construction para uma obra é perfeito e traz resultados relevantes! Porém algumas medidas devem ser tomadas para que sua implementação tenha sucesso e seja efetiva.
Conversar com todos os funcionários, por exemplo, desde os engenheiros até os operários da construção civil, é uma das maiores necessidades na implementação deste método.
Tecnologia e construção civil: maior produtividade, menor tempo!
Ser produtivo é uma das maiores necessidades atuais. Com o mercado em expansão e valorizando a modernização dos processos, reduzir o tempo de execução e ter mais produtividade no canteiro de obras são a chave para a mudança.
Agora que você já conheceu o conceito de Lean Construction e formas fáceis de implementá-lo e gerenciá-lo, que tal considerar inseri-lo na sua construtora?
O processo de implementação deve ser gradual e sincronizado. Logo você começará a colher os frutos da mudança de mentalidade construtiva na obra com uma equipe mais treinada e eficiente ao operar o maquinário, agregando valor à sua operação e diminuindo desperdícios.
Conheça o Stant
O Stant oferece tecnologia para te auxiliar na gestão de obras e projetos. Com ações como gestão de contratos com terceirizadas e mapeamento simples, é possível fazer um monitoramento completo da obra de forma digital e eficiente.
Com o gerenciamento de medições você não perde nenhum detalhe dos serviços prestados. Assim, o status de todo o processo é registrado e fica disponível para consulta a qualquer momento, por meio de uma única plataforma digital.
Com a tecnologia Stant basta um smartphone para que você possa, de forma simples, acessar cada processo e conferir se o serviço prestado foi devidamente finalizado, eliminando as pilhas de papéis com registros e plantas e evitando o ruído nas informações compartilhadas entre o canteiro de obras e o escritório!
Além disso, o sistema registra o tempo de duração do projeto e a condição climática do dia, facilitando a melhor gestão da produção e a atividade no local da obra.
Entre em contato conosco para conhecer nossos serviços e saber mais sobre acompanhamento e boa gestão de obras!
Gostou do nosso artigo sobre Lean Construction? Confira estes outros conteúdos que produzimos para facilitar seu dia a dia!
- Você economiza energia elétrica no canteiro de obras?
- Concremat e Stant: parceria fechada para construir melhor!
- 3 dúvidas sobre orçamento na construção civil
Esses e muitos outros assuntos você pode conferir no nosso blog!