A madeira é um material bem resistente e, por isso, ainda é possível encontrá-la nos restos de antigas edificações. Entretanto, seu uso como matéria-prima foi reduzido gradativamente, pois, por muitos, ela não é considerada um material sustentável.
Mas você conhece os benefícios reais do uso da madeira na construção civil?
Neste artigo, vamos mostrar a você as diferenças entre os tipos de madeira na construção civil e suas características, em quais construções pode ser utilizada e também comentar sobre a MLC, uma inovação no setor.
Ficou curioso(a)? Acompanhe e confira!
Uso da madeira no Brasil e no mundo
O uso da madeira na construção civil ainda é muito presente; principalmente em regiões que enfrentam estações com temperaturas muito baixas, como é o caso de Estados Unidos e Rússia, por exemplo, e da região sul do Brasil.
Muitas pessoas se perguntam por que as casas nos Estados Unidos são feitas quase completamente de madeira. A resposta é simples: a madeira é um isolante térmico natural, fazendo com que os aquecedores tenham melhor desempenho.
No Brasil, chegamos a ter cidades inteiras com casas de madeira, como é o caso de Londrina (PR), na década de 1930. Isso ocorreu em função da urgência de ocupação do local, o que revela o caráter prático e rápido da construção com madeira.
Com o passar dos anos, a construção em alvenaria veio ganhando força, e a madeira foi ficando de lado quanto ao uso como estrutura de edificações.
Atualmente, embora existam muitas crenças desfavoráveis ao uso de madeira na construção e poucos profissionais com conhecimento específico sobre seu uso no Brasil, a madeira vem se tornando tendência novamente.
De acordo com Erich Shigue, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, os avanços tecnológicos e o processo de industrialização estão impulsionando o debate sobre o uso da madeira na construção civil, o que pode ser notado com o número crescente, embora ainda muito pequeno, de empresas que vêm atuando especificamente na área de produção de casas de madeira pré-moldadas.
Em quais construções a madeira pode ser utilizada?
A madeira pode ser empregada em vários elementos de uma edificação, seja de maneira temporária ou definitiva. Veja alguns exemplos:
- estrutura temporária: escoramentos, formas e andaimes;
- estrutura definitiva: vigas, caibros, terças e pilares;
- decoração: forro e painel;
- piso: assoalho e tacos.
Em função de sua aplicação e características, existem madeiras mais indicadas e mais comumente utilizadas na construção civil, como:
- parte externa: ipê, peroba, itaúba, teca e garapeira;
- interior e telhado: garapeira, cambará, itaúba e peroba;
- pisos: peroba-rosa, angico-preto, aroeira, macacaúba, pau-amarelo, pau-darco e ipê;
- estrutura: peroba-rosa, rosadinho, itaúba, angico-preto, eucalipto e taipa.
Inovação do método MLC
A madeira laminada colada, mais conhecida por sua sigla, MLC, é produto de uma técnica moderna que possibilita maior liberdade de criação para os projetos.
A MLC ou Glulam (Glued Laminated Timber) é fabricada a partir da união de várias camadas de madeira coladas com adesivos industriais; possui alta resistência à umidade e excelente durabilidade.
Esse produto, resultante da disposição de lâminas paralelas, permite a criação de peças com maiores dimensões. Pela sua forma de fabricação, é mais resistente a envergamentos e torções. Pode ser utilizado em vigas, pilares, decks, painéis e revestimentos. Como é um material mais estável, demanda menor número de ligações.
Quais são as vantagens da madeira na construção civil?
São inúmeros os benefícios proporcionados pelo uso da madeira na construção de empreendimentos.
Sabe aqueles transtornos com prazos, equipes, custos extras, material, entre outros, que toda construtora e todo cliente querem evitar? Projetos de casas de madeira pré-moldadas são capazes de dizimar esses contratempos.
A realidade é que muitos profissionais ainda desconhecem as vantagens do uso da madeira na construção civil e, por isso, boa parte da população tem crenças limitantes de que casas de madeira são frágeis e não valem a pena.
Confira, logo abaixo, quais são as vantagens do uso da madeira na construção civil.
Redução na quantidade de resíduos
Os resíduos sólidos gerados são inferiores quando comparados aos de demais insumos utilizados para construções, diminuindo, portanto, o desperdício de materiais.
As madeiras utilizadas como estruturas temporárias devem ser bem armazenadas e devidamente separadas de outros materiais para que possam ser reutilizadas, o que, mais uma vez, impacta diretamente na não geração de resíduos.
Maior economia
Como a estrutura já vai pré-fabricada para o canteiro, o uso de madeira na construção civil otimiza o cronograma de obras, gerando economia de tempo para quem está executando o projeto.
De forma geral, construções em madeira dispensam a utilização de diversos materiais, como tijolos e cimentos, o que já é capaz de causar uma economia de 60% no orçamento total.
Sem falar que a ausência desses materiais não causa nenhum prejuízo, pois a madeira tem maior resistência mecânica e de compressão em relação ao concreto, já que é dez vezes mais resistente à flexão e, portanto, bastante estável.
Versatilidade arquitetônica
Além da parte estética dos empreendimentos, os arquitetos também são responsáveis por elaborar o planejamento mais adequado de acordo com as requisições do cliente, considerando a necessidade de fazer com o que o projeto seja prático, bonito, confortável e funcional.
Outros fatores, como a harmonização da iluminação e a ventilação, são extremamente importantes para o projeto arquitetônico.
O fator isolante da madeira mantém a casa com uma temperatura interna “neutra”, capaz de deixar a casa agradável no inverno e também no verão.
Além do mais, existem tecnologias que avançam constantemente em relação à forma como a madeira é tratada. Podem ser realizados cortes das peças de madeira para construção de fachadas e estruturas únicas com efeito visual aconchegante, marcante e diferenciado.
Mais sustentável
O uso da madeira, realizado de forma responsável, tem capacidade de garantir uma gestão mais equilibrada e eficiente tanto das obras quanto das florestas brasileiras.
O ciclo de vida desse material apresenta um melhor desempenho quando comparado ao aço ou alumínio, por exemplo. Além disso, a utilização da madeira na construção emite uma quantidade muito inferior de gases e poluentes para a água e para o ar.
Por fim, também é segura e durável, pois não oxida com o passar do tempo e não deforma com o calor.
E as desvantagens do uso da madeira na construção civil?
Apesar dos muitos benefícios, a madeira apresenta alguns contrapontos se comparada a outros materiais da construção civil.
A seguir, falamos mais sobre as desvantagens da madeira dentro da construção civil.
Manutenção
Por exigir uma manutenção bastante específica, muitos a consideram como um ponto desvantajoso. É recomendado que, pelo menos a cada quatro anos, seja realizada a aplicação de verniz de base aquosa em toda a área externa. A cada 20 anos, o mesmo deve ocorrer na parte interna.
Insetos
Uma real desvantagem da madeira está na ação da natureza. Por ser suscetível ao ataque de insetos, como cupins, o material pode ser comprometido, exigindo a aplicação de proteções.
Desastres naturais
Em casos de desastres naturais como fortes enchentes e deslizamentos, a estrutura pode não ter força o suficiente para não sofrer danos em sua estrutura.
Ruídos
Como a madeira é um material vivo, pode deixar espaços que com o tempo e uso vão causar ruídos, como pequenos estalos.
Entretanto, a qualidade da madeira adquirida é o que determina a proporção dessas alterações; além disso, esses barulhos são baixos e pouco frequentes, não chegando a incomodar os moradores.
Diferenças entre madeira legalizada e certificada
Infelizmente, a extração ilegal de madeira ainda é uma grave realidade. Por isso, existem diversas iniciativas no Brasil e no mundo para o uso adequado dessa matéria-prima.
Nesse sentido, existem duas classificações de madeira: legalizada e certificada. A primeira é licenciada ambientalmente, mas tais certificações regulam somente a extração, sem considerar questões sociais, econômicas e trabalhistas do local. E como não é rigidamente fiscalizada, esse tipo de exploração abre brecha para práticas ilegais.
Já a madeira certificada, além de ter licenças, tem sólida verificação e considera aspectos de manutenção da sustentabilidade das florestas, das comunidades e da economia regional, respeitando o fluxo da natureza.
Em 2009, foi criado o Programa Madeira é Legal, no estado de São Paulo, que promove o consumo sustentável do material na construção civil. O projeto é uma parceria entre empresas do ramo madeireiro e do setor de edificações.
Importância da certificação florestal
É imprescindível que sejam utilizadas madeiras provenientes de processos regularizados e certificados. A certificação florestal garante que não somente o produto em si seja de qualidade, mas que todo o processo que o envolve não tenha causado danos ao meio ambiente nem prejudicado comunidades locais.
Empresas que têm tal certificação são comprometidas com o crescimento socioeconômico das comunidades florestais e assumem a responsabilidade de efetuar a manutenção das florestas.
Construções em madeira ao redor do mundo para se inspirar
Bem, agora que você já está bem informado quanto ao uso da madeira na construção civil, confira abaixo 3 inspirações encantadoras.
Prédio Puukuokka
Construído em 2014, na Finlândia, este edifício em madeira é um dos primeiros do mundo feito com madeira com lâmina pré-fabricada e, por isso, foi o vencedor do Finlandia Prize for Architecture 2015.
25 King Street
Inaugurado em 2018, em Brisbane, na Austrália, este é o maior edifício comercial em madeira do país, com 10 pavimentos e 45 metros de altura. A estrutura é feita de um misto de madeira laminada colada (Glulam) e madeira laminada cruzada (CLT).
Casa de Madeira
Belo projeto residencial executado pela empresa brasileira Brasil Casas de Madeira Maciça, que realiza projetos em madeira em diversas cidades do país.
Não é por acaso que a madeira, recurso natural, vem sendo utilizada há milênios na área de construção civil. Embora tenha sido, durante um bom período, considerada ultrapassada, perdendo para o aço e cimento, o seu valor está mais que provado.
É preciso se embasar em análises técnicas e profissionais para fazer a escolha dos materiais a ser utilizados na construção civil de forma assertiva. Certamente, o uso da madeira vem sofrendo com achismos e falta de conhecimento técnico.
Vale, portanto, dedicar esforços para fazer cada vez mais um uso sustentável e assertivo desse material eficiente e que apresenta excelentes resultados na construção civil.
Como você viu, a madeira na construção civil pode ser uma excelente opção de material, apresentando boa durabilidade, entre outras vantagens.
Até a próxima!
Se você gostou deste conteúdo, acesse mais artigos como este em nosso blog:
- Entenda o que prevê a NBR 15575 e o que mudou na sustentabilidade das obras
- Reduzir o retrabalho em obras: saiba como isso é possível
- 5 passos para diminuir os riscos da obra e entregá-las sem falhas