Para garantir o sucesso das obras da construção civil é preciso definir um planejamento sólido e estabelecer critérios para a realização de um controle de obras assertivo e seguro.
Desde a elaboração da planta até a entrega da edificação finalizada, todos os estágios de uma obra precisam ser adequadamente supervisionados, a fim de que qualquer situação emergencial seja evitada ou prontamente resolvida, caso ocorra.
Antes de tudo, é preciso entender o que de fato é planejamento e controle de obras e como executá-los da melhor maneira possível. Para isso, leia este texto até o final e fique por dentro das melhores práticas para executar os projetos da construção civil de forma eficiente.
Por que é importante ter planejamento e controle de obras em um projeto de construção?
Muito se fala sobre cronograma de obras, o que de fato é extremamente importante para a garantia de que o projeto será executado de acordo com os recursos financeiros disponíveis e com a devida qualidade exigida pelo mercado e pelo cliente. Porém, o sucesso de uma obra vai muito além.
Garantir acompanhamento em tempo real de modo a reduzir a inconsistência no compartilhamento de dados e informações é um ponto importante para planejamento e controle e requer a utilização de ferramentas atualizadas.
Muitos imprevistos, acidentes, erros e desvios podem ser evitados ou rapidamente corrigidos quando os processos são diretamente fiscalizados em tempo real por todos os gestores que acompanham o projeto.
Portanto, recursos tecnológicos devem ser adotados no canteiro de obras e no escritório da construtora para a otimização do acompanhamento dos processos e do cronograma das obras. Dessa forma, é possível garantir mais exatidão na supervisão, no controle e na execução das atividades.
Como ferramentas tecnológicas auxiliam o profissional nesse planejamento
As construtoras precisam otimizar os seus processos internos e integrar a gestão das obras à gestão de empresa, para garantir que os custos estejam dentro de um limite viável.
É muito importante que as informações sobre os projetos sejam atualizadas e disponibilizadas em tempo real para que os gestores tenham acesso simultaneamente.
Dessa forma, é possível fazer diagnósticos corretos dos processos, elevando o gerenciamento de obras da sua construtora e aperfeiçoando o desenvolvimento dos projetos.
Se você está em busca da execução dos melhores projetos com resultados de elevada qualidade, é preciso compreender que construir é uma tarefa complexa que vai muito além de tijolos e concreto.
O planejamento e o controle de obras são indispensáveis porque acompanham e determinam os parâmetros a ser seguidos a partir da análise de cálculos, da avaliação de riscos, do detalhamento estrutural, entre outros aspectos, para tomadas de decisões mais assertivas.
Documentos como o diário de obra, que contém registros importantes sobre a realização de determinadas atividades da construção, já não são satisfatoriamente elaborados quando preenchidos apenas manualmente, com papel e caneta.
A velha prancheta já não consegue mais atender às necessidades. Hoje, é necessário contar com soluções especializadas que fazem com que os engenheiros responsáveis ganhem velocidade na execução e tenham maior controle sobre o desenvolvimento dos projetos.
Processos de planejamento e controle de obras que podem ser otimizados
Embora muitos profissionais e empresas do setor de construção civil sejam resistentes a mudanças, a necessidade de fazer uso de recursos tecnológicos é uma questão urgente.
Como as atividades dessa área são compostas de tarefas distintas que muitas vezes ocorrem no mesmo momento enquanto outras são dependentes, ferramentas de gestão on-line agregam valor aos processos e otimizam o planejamento e controle de obras.
Alguns pontos que geralmente apresentam maior grau de dificuldade para controle por parte dos gestores podem ser especificamente beneficiados. Confira abaixo!
Planejamento físico-financeiro
Como qualquer projeto de construção civil vai contar com o planejamento físico-financeiro, é necessário elaborá-lo de forma eficiente, reduzindo as margens de erro ao máximo possível.
Esse documento aborda questões quanto aos prazos e orçamentos para compra de materiais e também para a contratação de serviços. Quanto mais tempo e mais recursos forem dedicados para a elaboração desse planejamento, mais erros serão evitados.
No primeiro momento, você deve garantir que todos os custos envolvidos no projeto sejam devidamente considerados. Vale fazer uso de todos os cálculos previamente indicados para que se chegue a um valor exato ou muito próximo do que será contabilizado no final.
Logo em seguida, você deve descrever e detalhar cada etapa do projeto a ser executado, considerando a duração e os recursos necessários para cada fase. Tudo deve ser devidamente documentado e compartilhado com os gestores responsáveis.
Por isso, é muito importante avaliar e escolher um sistema de gerenciamento de obras digital para que, desde a elaboração do planejamento, todas as informações sejam armazenadas de forma segura e compartilhadas com praticidade.
Aquisição de serviços e materiais
Os gestores devem verificar as determinações do projeto, do planejamento físico-financeiro e do orçamento, para então adicionar detalhadamente o pessoal e os materiais necessários para cada fase.
As quantidades, os custos e os prazos devem ser observados com atenção para garantir que o desenvolvimento do projeto ocorra de forma natural e que, em caso de algum imprevisto, as informações presentes possibilitem que os gestores tomem decisões de forma prática.
Quanto mais detalhes melhor. Fazer uma lista para cada serviço a ser contratado, descrevendo a fase do projeto e o tempo total que será necessário, vai garantir melhores resultados.
Gerenciamento logístico e comercial
No planejamento, é nessa parte que devem ser previstos e descritos todos os processos, considerando o canteiro de obras, a fim de determinar o fluxo de materiais e pessoas no local e momento exatos.
Durante a execução do projeto, deve ser adotado um diário de obra digital para que cada passo seja registrado, cada item seja contabilizado e cada ocorrência seja devidamente anotada.
Dessa forma será possível conferir as informações atualizadas em tempo real e compará-las aos dados presentes no planejamento a fim de verificar se estão compatíveis. Caso não estejam, é necessária exatidão nas informações para reorganizar de forma estratégica as atividades em execução e as que ainda serão executadas para que se alcance o resultado final previamente estabelecido.
Gerenciamento de atividades
Para um efetivo controle das atividades é necessário garantir que todos os gestores possam acompanhar e atualizar as informações da execução do projeto em tempo real. Então, deve ser estabelecido um método de avaliação das atividades para que a qualidade do desempenho possa ser efetivamente medida.
A utilização de um software digital é capaz de promover uma interação mais prática entre os gestores que podem avaliar os serviços, o uso dos materiais e a organização do canteiro de obras, a fim de garantir:
- limpeza e organização do canteiro de obras, otimizando as atividades e evitando acidentes;
- uso dos equipamentos de segurança, garantindo que os colaboradores estejam devidamente protegidos;
- segurança no ambiente, garantindo que o local da obra e o entorno estejam seguros para a realização das atividades;
- controle no uso dos materiais, evitando desperdício;
- normas e licenças, garantindo o cumprimento das normas estabelecidas para o projeto.
5 dicas de como fazer um planejamento e controle de obras
Muitos problemas recorrentes estão presentes no dia a dia dos projetos de construção civil. Se não forem evitados ou se os gestores não tiverem os recursos necessários para resolvê-los de forma prática, os impactos podem gerar prejuízos irreparáveis para as obras e, consequentemente, para a construtora e os profissionais.
Confira abaixo 5 dicas para realizar planejamento e controle de obra capazes de evitar ou reduzir erros e desvios quanto a orçamentos, logística de material, prazo para finalização da obra, entre outros.
1 – Realizar um estudo de viabilidade
O primeiro passo para a elaboração de qualquer projeto é verificar se a sua empresa possui recursos financeiros suficientes para cobrir os custos que envolvem as operações. É preciso igualmente verificar a margem de lucro do projeto para avaliar se é ou não viável a sua elaboração e execução.
Muitos pensam que esses dados anteriores à elaboração do projeto não devem ser armazenados. Grande engano. Um bom sistema de gestão de obras será capaz de armazenar essas informações sobre cada projeto.
Dessa forma, será possível comparar as etapas de planejamento do projeto e documentos de diferentes empreendimentos, o que possibilitará a análise de dados e a otimização dos processos e recursos da empresa.
2 – Ter um orçamento de obra realista
Se o projeto for executável, a próxima dica é realizar um orçamento mais realista possível. Para isso, é um grande diferencial ter todos os dados orçamentários sobre os projetos anteriores para que melhores decisões sejam tomadas com base nos desvios cometidos em outras situações.
É preciso considerar os gastos diretos e indiretos, as despesas administrativas e com pessoal, além dos custos com materiais e equipamentos. Softwares de gerenciamento de obras são capazes de armazenar esses dados em nuvem e gerar históricos muito úteis para análises dos gestores.
3 – Montar um planejamento com base em um calendário
Agora que você já tem o orçamento, é o momento de avaliar quanto tempo cada etapa precisa para ser realizada por completo e a data de início e fim de cada estágio da construção, tudo em harmonia com a entrega dos materiais e com as equipes responsáveis por atividade.
Mais uma vez, o sistema de gestão digital será capaz de promover uma otimização significativa nessa etapa. O histórico dos outros projetos mostrará quais atividades e equipes tiveram maior êxito no desenvolvimento das obras e quais foram os erros cometidos anteriormente.
Dessa forma, será possível garantir que melhores escolhas sejam feitas nesse novo projeto. Além disso, o calendário e a distribuição de atividades serão compartilhados em tempo real e, portanto, poderão ser avaliados simultaneamente por todos os gestores.
4 – Fazer o acompanhamento diário do planejamento
O grande diferencial agora será o acompanhamento para controle diário do planejamento e execução da obra. É nesse ponto que muitos gestores se perdem e não conseguem administrar todas as etapas, o que acaba prejudicando o andamento da construção.
Por isso, o planejamento, o calendário, o orçamento, o cronograma e demais documentos sobre a obra devem ser atualizados simultaneamente, de forma prática, rápida e em tempo real. Somente assim os ruídos ocasionados por informações divergentes são eliminados ou reduzidos e os gestores conseguem avaliar as atividades com mais exatidão.
5 – Mudar, se necessário
Todas as dicas anteriores visam à eliminação de erros e desvios. Entretanto, a complexidade das atividades que envolvem o setor de construção civil causa impactos em todos os estágios das obras. Por isso, imprevistos podem acontecer de toda forma.
A grande questão é que, se forem realizados um planejamento sólido e um controle assertivo, ainda que situações emergenciais apareçam, os gestores terão acesso às informações sobre o projeto e poderão efetuar quaisquer alterações necessárias para evitar o agravamento da situação e solucionar o problema imediatamente.
A utilização de ferramentas digitais, inclusive, não visa engessar o planejamento, e sim viabilizar que a equipe seja capaz de atualizar e alterar os processos de forma estratégica para que o projeto seja executado com o orçamento previsto e dentro do prazo estabelecido.
Conheça o Stant
O planejamento e o controle de obras devem ser bem realizados porque determinam a qualidade dos processos e atividades que envolvem a construção de um empreendimento. Dessa forma, além de reduzir a quantidade de alterações de última hora, falhas comuns e erros no orçamento, eleva a qualidade das obras e da construtora.
O compartilhamento de informações e gestão da obra por meio de um sistema digital é capaz de potencializar o controle das obras por meio do aumento do fluxo de informações e compartilhamento dos dados em tempo real.
Agora que você sabe o que é e a importância de fazer o planejamento e o controle de obras, que tal conhecer a plataforma Stant?
O Stant é uma plataforma inteligente criada para otimizar a gestão de atividades da construção civil.
Com essa ferramenta, é possível adicionar, compartilhar e alterar informações sobre os projetos de construção de forma segura, eficaz e eficiente. Você poderá armazenar todas as informações sobre os projetos e sistematizá-las para que a comunicação entre obra e escritório não tenha ruídos.
Clique aqui para conhecer o Stant!
Quer mais dicas de gestão de obras? Continue acompanhando o nosso blog!
Se você gostou deste artigo, certamente também irá gostar desses aqui: